sexta-feira, 30 de março de 2012

Blogs coreauenses no enredo político local

Os blogs quando surgiram foi como diários publicados através da internet, isto é, espaços nos quais seus usuários poderiam expor opiniões, vivências, criações artísticas etc., de modo livre, espontâneo e gratuito. Com o tempo, ganharam maior destaque; muitos usuários aderiram, a internet se popularizou, a interface das plataformas foi se tornando mais rica... De tal forma que os blogs começaram a bater de frente com os sites (pagos) mantidos por empresas de notícias e demais grandes corporações midiáticas. Hoje em dia, os blogueiros se nos apresentam como uma força alternativa de veiculação de informações, onde pessoas comuns podem exercer o livre expressar-se.

Em nosso município e região é evidente a importância que os blogs conquistaram de pouco tempo para cá. Neles, podemos acessar – estando distantes ou próximos – as notícias locais. O que antes só sabíamos – e em muitos casos de modo deficiente – através das rádios, agora se pode ler na tela do computador.

Os blogs são feitos por pessoas, e pessoas não são neutras. Todos temos uma posição, seja política, religiosa ou qualquer outra. Só pode não ter posição o completo ignorante. Portando, não podemos cobrar de blogs uma neutralidade hipócrita. Na realidade, o importante é o que os blogs não sejam neutros, mas deixem claro suas posições.

O blogueiro, como escritor livre (amarrado nem às ortografias ou formalidades), é um comentador da realidade local. Mostra o que acontece e se posiciona perante o fato.

Vemos agora, com clima pré-eleitoral já esquentando, energizando as peripécias animalescas dos politiqueiros tantos, o crescente embate contra alguns blogueiros (os mais acessados) de Coreaú. A desculpa é de que os ditos cujos são da Oposição. Ora, se são ou não, o que de mal há nisso? É um direito ser da Oposição ou da Situação, ou de nenhuma delas. Parece que não se pode portar-se com tolerância, uma vez cegos pelo furor do entusiasmo tolo pelas forças políticas locais e pelas oportunidades de privilégios egoístas obtidos com os jogos politiqueiros.

Chama-me atenção que os blogs mais acessados do município sejam rotulados da Oposição. Dá-se a entender que a Situação não escreve (para estes veículos), ou não tenha visibilidade em seus escritos. Não ganhando nestas bandas, quer compensar as mágoas buscando descredibilizar e até mesmo perseguir os que vêm obtendo êxito de visualizações e que vez ou outra questionam as contradições dos gestores e legisladores municipais.

Este ano, temos este tempero a mais (os blogs) no enredo das cenas políticas coreauenses. Sem dúvida, um tempero picante!

Não creio que os companheiros blogueiros cederão perante as pressões. Muito pelo contrário, as pressões mostram que os blogs em Coreaú agora se apresentam como espaços legitimados de formação de opinião, que gera temor naqueles que o que menos querem é um povo informado e com condições de analisar criticamente um lado em comparação ao outro.

Só temo as baixarias vãs e desrespeitos mútuos que os interesses podem motivar...

Benedito Gomes Rodrigues

terça-feira, 27 de março de 2012

De riso se faz choro, das comédias politiqueiras coreauenses: a nova do adiantamento de campanha

É engraçado como as coisas acontecem defronte aos nossos olhos, porém, teimamos em persistir cegos. A denúncia instaurada contra o atual prefeito e vice-prefeito coreauenses – de propaganda eleitoral antecipada – deveria nos servir como um clarão, que nos acordasse do coma e da leseira. Talvez assim, veríamos a chuva de sem-vergonhices com a qual o dinheiro público de nosso município é desperdiçado.

Não é de agora que é feita propaganda eleitoral antecipada. Pergunto-me qual a utilidade real, por exemplo, daquela lindíssima (por sinal) enorme e cara placa, na entrada para o Centro da cidade. É um gigante cartaz eleitoral, onde repousa hoje (solenemente) uma frase, demonstrativa dos dotes filosóficos e proféticos do prefeito, divulgando em palavras seu amor pela Velha Palma e (seu) empenho em fazê-la desenvolver-se – onde antes, usemos nossa memória, anunciava-se a reforma do prédio da prefeitura; quem me dera tê-la visto.

Estamos num município rico. Tão rico é, que além de se promover festas gratuitas (ao menos na ilusão de gratuidade) para a inauguração de obras, inventou-se de promover festas também nas assinaturas de Ordem de Serviço. Ô, povo festeiro, nãh! O pão e circo viciante e alienante das massas coreauenses chega ao ridículo. Quem mais ganha são os empresários de banda e distribuidores de bebida alcoólica. Ao povo cabe a ressaca e o bolso vazio no dia seguinte. Um toque aos curiosos: as licitações de shows são espetacularmente fáceis de encher de brechas, pois não possuem um padrão de preços fixos e normatizados, ou seja, tanto se pode dizer que se fez um show por dez mil reais quanto por duzentos mil; quem dita o preço é a banda, e, porventura, com alguns acordos.

No começo deste ano, percebemos em várias residências o calendário distribuído pela prefeitura, confeccionado com recursos públicos, onde se nota em grande tamanho e destaque anúncio de obras da mesma e de obras que nem dela são, mas estaduais e federais, que a esperteza os fazem tomar como sendo dela. Ora, a nossa cidade ainda é sede microrregional e, portanto, na estratégia de escolha para a construção de sedes de alguns serviços, como o novo prédio do INSS, sai melhor em Coreaú, para o acesso das cidades vizinhas. A nova escola estadual do Araquém é mérito dos estudantes e professores de lá, e de mais ninguém.

Mas, enfim, sem me estender em minhas angústias, acerca dos rumos que toma nosso município... Prefiro rir a chorar da comédia (sutilmente fundida à tragédia), que se faz com o nosso povo apanhando (talvez de besta). O que faremos? Deixo o desafio, além de nos lamentar ou fingir que nada acontece? Prefiro pensar sonhos e projetos coletivos.

sábado, 24 de março de 2012

Margarida Alves, mulher do campo, símbolo da luta popular

Margarida Alves foi uma agricultora familiar paraibana, liderança rural (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de sua cidade - Alagoa Grande/PB), assassinada à encomenda por pistoleiro no dia 12 de agosto de 1983, pois desafiou o poderio de usineiros da região.

Seu exemplo de resistência é referencial hoje para as mulheres do campo organizadas, em todo Brasil.

Abaixo, colocamos à disposição uma música interpretada pelo artista da caminha Zé Vicente, em homenagem a esta flor representativa da força da mulher sertaneja, que não aceita ser injustiçada.


CANÇÃO PRA MARGARIDA

Não faz muito tempo, seu moço
Nas terras da Paraíba
Viveu uma mulher de fibra
Margarida se chamou
E um patrão com uma bala
Tentou calar sua fala
E o sonho dela se espalhou
Já faz muito tempo, seu moço
Que enriba deste chão
E em toda nossa Nação
O pobre é pra lá e pra cá
Lavrador faz mas não come
E a miséria é sobrenome
Do povo deste lugar

E quando na carne da gente ordia a opressão
Margarida erguia a mão
E seu grito era o nosso clamor

Daqui a algum tempo, seu moço
Se a gente não se cuidar
Se o pobre não se ajudar
Tubarão engole a alegria
Pois o jeito é treinar o braço
Para desatar esse laço
Que amarra o fulô do dia
E quando na roça da gente brilhar as espigas
Vai ter festa e nas cantigas
Margarida vai vier
E quando na praça e na rua florir Margaridas
Vai ser bonito de ver

Vai ser bonito de viver!

Discurso de Severn Suzuki na ECO-92. Que futuro queremos para os nossos filhos?

Há vinte anos, uma pequena garota canadense (então com apenas treze) conseguiu calar o Mundo durante sua fala na ECO-92. Alertou sobre os riscos que as futuras gerações corriam, tendo um planeta depredado à sua espera.

Neste ano, o Brasil sedia a Rio+20, Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, que tem este nome, como se poderia inferir, por ocorrer duas décadas após a primeira, em 1992. Temos grandes desafios a pensar: em como atacar as desigualdades e misérias sociais existentes no planeta e reabilitar o equilíbrio entre a ação humana e o Ambiente do qual depende sua existência.

FAO: mundo utiliza 15 mil litros de água para produzir um quilo de carne

Radioagência NP - A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está marcando o Dia Mundial da Água, neste 22 de março, com um alerta.


Ouça aqui

Segundo a FAO, para gerar um quilo de carne, são precisos 15 mil litros de água. Em comunicado, emitido pela oficina regional da agência em Santiago do Chile, a FAO afirmou que a agricultura utiliza 70% de toda a água consumida no mundo.

Numa nota separada, a relatora da ONU para o direito à água e ao saneamento básico, Catarina de Albuquerque, pediu aos países-membros da organização que honrem seus compromissos em fazer da água um direito humano durante a conferência Rio + 20, marcada para junho, no Rio de Janeiro.

Este ano, o tema do Dia Mundial é "Água e Segurança Alimentar". De acordo com especialistas é preciso utilizar o recurso de forma mais inteligente.

O agricultor do Ceará, Napoleão Furtado, falou ao repórter Camilo Freire sobre as consequências da seca.

"A primeira seca que eu vi foi em 1958. Eu tinha 12 anos. A água vai se acabando, o pasto vai se acabando também porque a seca judia com tudo. Tanto nós seres humanos, como também os bichos, o gados, os animais."

Ainda de acordo com a FAO, a produção de alimentos para atender a uma pessoa somente, a cada dia, requer 3 mil litros de água. Com o crescimento da população, o problema se torna ainda mais grave. Em 2050, o mundo terá 9 bilhões de habitantes, dois bilhões a mais que agora.

O Brasil sem Chico é mais sem graça

Carta Capital - As longas reportagens laudatórias veiculadas na imprensa sobre Chico Anysio não fizeram jus à sua biografia. Pelo menos não do jeito que deveriam ter feito. A costumeira pressa – e sobretudo a ausência de coragem de contrariar os interesses dos barões da mídia – impediram a quase totalidade dos veículos jornalísticos de explicar ao Brasil as verdadeiras razões pelas quais o homem foi um dos maiores humoristas brasileiros.

Chico foi um dos ícones do gênero porque foi o principal responsável pela criação e desenvolvimento de um modelo de humor feito com genuína inteligência, sensibilidade e criatividade. Humor de personagens (mais de 200, no seu caso) identificados com a sociedade brasileira, feito por um profissional do riso verdadeiramente talentoso. Humor de um artista de verdade, forjado na lida do rádio e do teatro, que não raro escrevia seus próprios textos e se preocupava em transmitir conceitos e valores com sua arte. Humor não é só riso e dinheiro, enfim.

Não falamos aqui do talento de Chico Anysio como escritor, dublador e até pintor respeitado, mas da sua extraordinária capacidade de usar a graça, a inteligência e o senso crítico para encarnar tipos atemporais que retratam as mais variadas facetas da alma brasileira, boa parte dela figurinha carimbada da grande mídia – a boa e a ruim, a honesta e a corrupta, a culta e a ignorante, a humilde e a prepotente.

sexta-feira, 23 de março de 2012

‘Não há investimentos para mulheres’

Carta Capital - Após mais de cinco anos da Lei Maria da Penha em vigor, legislação que endurece as penas em casos de agressão a mulheres, o Brasil ainda apresenta uma estrutura de atendimento à violência de gênero extremamente deficitária.

Menos de 10% dos municípios do País possuem delegacias especializadas no combate à violência contra a mulher, segundo dados anunciados nesta semana pela Secretaria de Políticas para as Mulheres. Ao todo são 374 delegacias em cerca de 7% das 5,5 mil cidades brasileiras.

Com menos de 400 delegacias da mulher no País, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres diz que estados e municípios não entedem a importância do serviço. 

Além disso, existem apenas 589 unidades de atendimento especializado, como centros de referência e abrigos no País. “Esse número reflete a maneira como a sociedade brasileira tem tratado nas últimas décadas a violência contra a mulher”, afirma Aparecida Gonçalves, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, em entrevista a CartaCapital.

quinta-feira, 22 de março de 2012

800 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à água

Ciclo Vivo - O Dia Mundial da Água é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre este bem precioso e finito. Para quem vive nas grandes metrópoles ou em cidades bastante desenvolvidas, com condições mínimas de saneamento básico, tratamento e distribuição de água, pode parecer difícil imaginar que ainda existam 800 milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à água de boa qualidade e 1,1 bilhão de pessoas não possuem saneamento básico.

“A água da lagoa que fui obrigado a pegar estava muito suja e tinha um cheiro ruim. Devido às minhas caminhadas distantes para coletar água, às vezes eu ficava atrasada para ir ao trabalho. Minhas filhas e eu sofremos de diarreia, icterícia, disenteria e doenças de pele por causa da água suja.” Este é o depoimento de Banu, uma viúva que vive em uma favela de Bagladesh com suas duas filhas e trabalha como empregada doméstica. A história foi compartilhada pela ONG Water e retrata parte do sofrimento diário de pessoas excluídas, que não possuem o acesso básico à água potável.

No Dia Mundial das Águas, agricultores protestam contra o uso de cisternas de plástico

O Povo - Agricultores de várias regiões do Ceará estão concentrados em frente à Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA), nesta quinta-feira,22, Dia Mundial das Águas, em manifestação contra o uso de cisternas de plástico, na região do semiárido.

De acordo com o coordenador do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVA), Alessandro Nunes, cerca de 1.700 pessoas iniciaram a caminhada em frente a Igreja São Gerardo, na avenida Bezerra de Menezes.

Queremos mostrar à sociedade a importância de uma nova maneira de tratamento para a água, na região do semiárido, e dar visibilidade ao FCVA, que vem trabalhando com aspectos ecológicos.”, disse o coordenador.

Segundo informações do FCVA, o Governo do Estado do Ceará estaria fechando um convênio com o Ministério da Integração Nacional para distribuição de cerca de 15 mil cisternas de plástico. O Fórum teria se oposto à iniciativa, por questões econômicas, já que o gasto de uma cisterna de plástico seria de cinco mil reais. Já a cisterna feita com cimento e areia, a qual o fórum apoia, teria um custo de aproximadamente dois mil reais. De acordo com Alessandro, além de não ter uma boa durabilidade, o plástico também pode afetar a saúde das pessoas que vão utilizar a água.

Além do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido, participam da mobilização a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura do Ceará (Fetraece).

Via Campesina: direito pela água como princípio da soberania alimentar

MST - Confira "Declaração da Via Campesina Internacional sobre a questão da água", depois de reunião no Fórum Alternativo Mundial da Água, realizado na França, entre os dias 12 e 17 de março.

"Reivindicamos que o direito pela água seja respeitado, dentro do princípio regulador da soberania alimentar. O direito à água é o respeito permanente ao ciclo da água, tomado integralmente. Afirmamos que a privatização e a mercantilização da água e de todo outro bem comum (sementes, terra, conhecimentos locais e tradicionais, etc.) são um crime contra a terra e a humanidade", defende a Via Campesina.


Nós, organizações camponesas de diferentes países do mundo, membros da Via Campesina, reunidos de 12 a 17 de março de 2012, no Fórum Alternativo Mundial da Água, em Marselha, França, representados por delegados vindos da Turquia, Brasil, Bangladesh, Madagascar, Portugal, Itália, França e México, expressamos a nossa solidariedade aos afetados por catástrofes ambientais e, especialmente, aos que são vítimas da construção de represas, dos gases de xisto, da apropriação, da mercantilização e da escassez da água, das contaminações generalizadas, das repressões e dos assassinatos levados à prática contra os militantes defensores da água.

Reivindicamos que o direito pela água seja respeitado, dentro do princípio regulador da soberania alimentar. O direito à água é o respeito permanente ao ciclo da água, tomado integralmente. Afirmamos que a privatização e a mercantilização da água e de todo outro bem comum (sementes, terra, conhecimentos locais e tradicionais, etc.) são um crime contra a terra e a humanidade. Os grandes projetos de represas e de centrais hidroelétricas aprisionam e se apropriam da água, não tendo em conta nem necessidades, nem práticas tradicionais, nem a opinião das comunidades locais, além de debocharem da preservação do ecossistema.

As crises da água, da biodiversidade, as crises sociais, energéticas e financeiras encontram-se todas juntas e são as consequências do neoliberalismo e do modelo de agricultura industrial promovido pelas instituições financeiras internacionais (Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio), os tratados de livre comércio, o Conselho Mundial da Água, as multinacionais e a maioria dos governos.

A economia verde é uma falsa solução frente às mudanças climáticas e à escassez da água. A mercantilização da água, do carvão, da biodiversidade, os OGM, as nanotecnologias e a geoengenharia são as novas saídas e propostas do neoliberalismo para responder às crises. A evasão crescente continua enquanto estas respostas tecnicistas e mercantis são as principais responsáveis pelo caos ecológico e social que nos atinge.

O modelo de produção industrial, as monoculturas e a agroquímica têm contaminado nossas águas, pondo em perigo nossa saúde. Defendemos as práticas agroecológicas e a agricultura camponesa, que levam à prática a soberania alimentar e contribuem com a preservação e a utilização sustentável da água.

A água é um bem comum em benefício de todos os seres vivos, e deve ser submetida a um gerenciamento público, democrático, local e sustentável. Os conhecimentos locais e tradicionais de gerenciamento da água, que protegem e consideram o ecossistema em sua totalidade, existem desde sempre. Eles são testemunhas atemporais de sua eficácia. As políticas públicas e as leis sobre a água devem reconhecer e respeitar esses conhecimentos.

Pela soberania alimentar: Parem com a apropriação da água!

Via Campesina

Marseille, França, 18 de Março de 2012.

Governo lança campanha sobre a classificação indicativa

Observatório do Direito à Comunicação - Educar e conscientizar a sociedade sobre a influência da mídia na formação das crianças e adolescentes é o objetivo da campanha ¨Não se Engane", lançada, junto com o Novo Guia Prático da Classificação Indicativa, na última segunda (19), pelo Ministério da Justiça.

Duas vinhetas já estão sendo veiculadas nas TV públicas, nas emissoras privadas que aderiram a campanha e em salas de cinemas. Os VTs, bem como os cartazes da campanha, trazem a mensagem “Não se engane, tem coisas que seu filho não está preparado para ver” e mostram crianças vulneráveis à influência dos meios de comunicação. A Campanha tem como base estudos indicativos de que as crianças tendem a reproduzir o que assistem em filmes, desenhos e novelas, não distinguindo, na maioria das vezes, ficção da realidade.

Durante o evento foi assinado o termo de cooperação “Liberdade de expressão, Educação para a Mídia, Comunicação e os Direitos da Criança e Adolescente”, em parceria com a Unesco - Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. Os termos de cooperação visa desenvolver estratégias de educação para a mídia e, de acordo com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, “a ideia da parceria com a Unesco é o desenvolvimento de políticas públicas por meio de oficinas de Classificação Indicativa, mas é necessário também medir com a sociedade o desenvolvimento das mesmas”.

A saúde pública e a campanha da CNBB

 Ouça aqui
Radioagência NP - Pela segunda vez em sua história – a primeira foi em 1984 –, a Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá como eixo a questão da saúde pública. A iniciativa é bastante oportuna e positiva, já que o governo e o parlamento discutem mecanismos para ampliar os investimentos públicos nesta área que aflige tanto o povo brasileiro.

Como aponta dom Odilo Pedro Sherer, em entrevista à Folha de hoje (5), “a saúde vai muito mal no Brasil”. Os investimentos do poderes públicos são baixos e há um processo crescente de mercantilização do setor. Para o arcebispo de São Paulo, a sociedade deve se mobilizar para exigir melhorias na saúde. Neste sentido, a campanha da fraternidade de 2012 cumpre importante papel.

PT reúne executiva estadual para discutir estratégia eleitoral em Fortaleza

Blog do Eliomar - A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores vai se reunir, nesta quinta-feira, a partir das 18 horas, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará. Segundo a assessoria de imprensa da legenda, o objetivo é discutir conjuntura, agenda partidária e encontros setoriais.

O encontro ocorre um dia antes do jantar-adesão que o governador Cid Gomes, na condição de presidente regional do PSB, comandará no Clube Náutico e que tem a finalidade de mostrar a força do partido na Capital.

Cid Gomes e a prefeita Luizianne Lins, esta também presidente regional do PT, ainda não conversaram sobre a manutenção da aliança PT/PSB na Capital, embora ambos sempre digam, nas entrevistas que concedem à imprensa, que estão a favor da manutenção dessa parceria.

___________
Ainda com informações do mesmo blog, estão no páreo pela candidatura petista: o deputado federal Artur Bruno, o presidente da Câmara Municipal, Acrísio Sena, o vereador Guilherme Sampaio, o secretário municipal da Educação, Elmano Freitas, e o secretário estadual das Cidades, Camilo Santana. Desses, quem tem a preferência aberta da prefeita e presidente estadual do PT é Elmano Freitas.

Aliança entre ruralistas e oposição faz PEC 215 avançar

Carta Maior - Após não conseguirem o quórum de 34 deputados na terça (20), nesta quarta (21) os ruralistas levaram sua bancada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e conseguiram 38 votos pela constitucionalidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215. A medida inclui entre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação da demarcação das terras indígenas, quilombolas e a criação de unidades de conservação ambiental.

Indígenas e defensores dos direitos humanos lotaram o plenário da CCJ e fizeram muito barulho com cantos indígenas e gritos de “Não a PEC”. Após a aprovação do texto, os manifestantes foram para os corredores da Câmara e foram cerceados pela segurança em seu deslocamento.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Senado e sociedade discutem Estatuto da Juventude

Infojovem - O Estatuto da Juventude – que está tramitado no Senado – têm conquistado cada vez mais espaço nas ruas e nas redes do Brasil. Essa semana, a lei orgânica dos jovens brasileiros foi pauta de uma audiência pública no Senado, no dia 20, e será tema de outra na próxima sexta-feira, dia 23.

“Nosso maior adversário, me parece, é o prazo. Se não conseguirmos votar o projeto em Plenário até junho ou julho, não conseguiremos mandá-lo para a Câmara neste ano, que é ano eleitoral”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues, no primeiro evento.

Na tarde de ontem, dia 20, foi a vez da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado tratar as questões do Estatuto da Juventude em uma audiência pública. O evento teve participação da Câmara dos Deputados, da Secretaria Nacional de Juventude, da UBES, da UNE e de outras entidades da sociedade civil.

Tensão com a base aliada está superada, diz Carvalho

Isto É - O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse nesta quarta-feira que está "tudo bem" na relação do Palácio do Planalto com a base aliada, classificando como "superado" o episódio.

No início deste mês , o governo Dilma Rousseff sofreu sua primeira derrota do ano no Congresso Nacional, com a rejeição do nome de Bernardo Figueiredo à direção-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por 36 votos contrários e 31 favoráveis. O Palácio do Planalto também foi confrontado com a rebelião de siglas como PR e PMDB, que se queixam da falta de interlocução com o governo. Senadores do PR comunicaram inclusive a saída da base.

"Isso está superado. Está tudo ótimo. Está tudo bem. As coisas estão numa dinâmica muito normal", disse Gilberto Carvalho, após participar da abertura de seminário sobre a conferência Rio+20 no Palácio do Planalto. Duas semanas atrás, Carvalho havia dito que o Palácio do Planalto vivia um "momento tenso" na relação com a base aliada.

Copyright © 2012 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

CUT lança campanha contra imposto sindical

PT no Senado - A Central Única dos Trabalhadores (CUT) quer convocar um plebiscito para que os trabalhadores manifestem sua posição sobre a extinção do imposto sindical, contribuição descontada anualmente dos salários e destinada a financiar a estrutura e o funcionamento de sindicatos, centrais, federações e confederações.

A extinção da cobrança é uma bandeira histórica da CUT, desde sua fundação, em 1983. “Em 2008, os presidentes de todas as centrais sindicais brasileiras assinaram um compromisso para acabar com o imposto sindical e substituí-lo por uma contribuição negocial, definida democraticamente pelos trabalhadores em assembleia. Quatro anos depois, só a CUT manteve a palavra”, afirma um documento divulgado pela central.

Nos próximos dias, a CUT deve deflagrar uma campanha nacional contra a cobrança dessa “taxa que enfraquece o movimento sindical autêntico e representativo”. Segundo a CUT, o imposto sindical favorece a proliferação das entidades sindicais meramente cartoriais, que não têm vínculo orgânico com os trabalhadores que dizem representar.

A campanha contra o imposto sindical contará com peças publicitárias como VTs, spots de rádio e outdoors e terá um custo estimado de R$ 1,5 milhão.

Com informações da Folha de S Paulo e do site da www.cut.org.br

Quase 90% dos trabalhadores tiveram reajuste salarial acima da inflação em 2011, aponta Dieese

Correio do Brasil - A maior parte dostrabalhadores obteve no ano passado aumento salarial acima da inflação, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De um total de 702 unidades de negociação registradas em 2011 no Sistema de Acompanhamento de Salários do Dieese, 87% conseguiram reajustes acima da inflação. Apenas 8% foram corrigidos pela inflação e 6% abaixo dela.

De acordo com o Dieese, o resultado confirma a tendência observada nos últimos anos – quando a maioria das categorias profissionais analisadas conquistou aumentos reais para os salários nas negociações de data base.

7% do PIB não são suficientes para a Educação, dizem especialistas

Carta Maior - Em audiência pública na Câmara, professores e representantes da sociedade civil demonstram que são necessários mais de 10% do PIB para garantir uma educação com padrões mínimos de qualidade. Para professor da FGV, se o Brasil investir apenas 7% do PIB na área, só atingirá o nível das nações ricas entre 2040 e 2050. Com base nos estudos apresentados, deputados exigem debate com equipe econômica do governo antes de aprovarem o relatório sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).
Brasília - Os especialistas que participaram da audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), nesta terça (20), na Câmara, foram unânimes ao afirmar que os 7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, propostos pelo governo federal para serem investidos na área, até 2020, não serão suficientes para garantir um padrão mínimo de qualidade para o setor.

O relator do projeto, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), reafirmou que, a despeito da opinião contrária dos convidados, manterá no seu substitutivo o percentual de 7,5%, já renegociado com a equipe econômica do governo. “Esse percentual será suficiente para promover uma verdadeira revolução na área”, garantiu.

PT prorroga prazo de realização do PED Extraordinário

PT Ceará - A Comissão Executiva Nacional do PT, reunida na quinta-feira (15), em Brasília, prorrogou até o dia 15 de abril deste ano o prazo de realização do PED Extraordinário, o PEDEX. Até lá todas as comissões provisórias em todo o País deverão realizar eleições para criar os diretórios municipais, sob a pena de não poder participar da disputa eleitoral de 2012, conforme decisão do IV Congresso Nacional do PT.

Em entrevista à TVPT, o secretário nacional de Organização, Paulo Frateschi, dá mais detalhes sobre o tema e aborda a questão da apresentação de proposta de apoio a candidaturas de outros partidos para a disputa eleitoral deste ano.

Confira abaixo a íntegra da entrevista.

Dilma lança programa para melhorar qualidade do ensino e aumentar produtividade no campo

Agência Brasil - Brasília – Formar agricultores em universidades e em cursos técnicos para que apliquem os conhecimentos adquiridos em ações para aumentar a produtividade nas pequenas propriedades e garantir a distribuição de renda é o objetivo do Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo). O programa foi lançado hoje (20) pela presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.

“Estamos apostado que esta geração e, sobretudo, que uma outra geração vai se beneficiar com tudo isto, mudando a feição do campo brasileiro, garantindo que ele será um local digno de se morar”, disse a presidenta.

Dilma destacou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais uma parte significativa das pessoas extremamente pobres que vivem país estão em áreas quilombolas e assentamentos de reforma agrária, e disse que é preciso usar a educação para mudar essa realidade.

Luizianne aposta no PT unido, na aliança e na gestão

O Povo - O estilo impetuoso da prefeita Luizianne Lins está mantido sob controle. Aflora, nos dias atuais de articulação voltada para as eleições municipais de 2012, sua capacidade de administrar crises internas, segurar emoções no partido e manter a unidade interna para as conversas com o PSB do governador Cid Gomes e o PMDB do senador Eunício Oliveira. Não tem sido fácil.

Luiziane diz continuar à espera de uma ligação de Cid para os dois terem a conversa que, na expectativa dela, pode ser definitiva para o cenário eleitoral fortalezense. Enquanto olha para fora do PT, a prefeita, e presidente da executiva estadual do partido, se esforça para segurar os ânimos e evitar brigas internas. Aliás, a unidade partidária é um dos aspectos do momento mais ressaltado por ela. Pré-candidatos em Fortaleza, Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano Freitas e Guilherme Sampaio protagonizam uma surpreendentemente calma disputa pública pelo direito de ser indicado candidato do partido e, talvez, da aliança. Luizianne faz um silencioso movimento, agora, para conseguir um consenso antes mesmo da consulta e definir o nome petista sem a necessidade das prévias.

A manutenção da aliança, mais o desfile de realizações que a prefeita considera que sua gestão acumulou em dois mandatos, seriam os dois outros componentes que, ao lado da união petista, garantiriam a força de uma candidatura situacionista. Pelo menos nas contas políticas de Luizianne, que conversou com O POVO em pleno feriado de São José.

terça-feira, 20 de março de 2012

A cada dois dias, um morador de rua é morto no Brasil, afirma relatório

Agência Brasil - De abril de 2011 até a semana passada, 165 moradores de rua foram mortos no Brasil. O número divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores (CNDDH) representa pelo menos uma morte a cada dois dias.

Segundo a coordenadora do centro, Karina Vieira Alves, as investigações policiais de 113 destes casos não avançaram e ninguém foi identificado e responsabilizado pelos homicídios. O CNDDH também registrou 35 tentativas de homicídios, além de vários casos de lesão corporal.

O Disque 100, serviço mantido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para receber denúncias sobre violações de direitos humanos, registrou, durante todo o ano passado, 453 denúncias relacionadas à violência contra a população de rua. Casos de tortura, negligência, violência sexual, discriminação, entre outros. As unidades da Federação com o maior número de denúncias em termos absolutos foram São Paulo (120), Paraná (55), Minas Gerais e o Distrito Federal, ambos com 33 casos.

Militares comemoram golpe de 1964 apesar de proibição de Dilma



Radioagência NP - Militares anunciam comemoração do golpe civil-militar de 31 de março de 1964. Desde o último ano, a presidenta Dilma Rousseff determinou o fim desta celebração nas Forças Armadas. O evento ocorre um mês após o lançamento de um manifesto interclubes militares, em que cobram da presidenta uma postura contra a Comissão da Verdade e a revogação da Lei da Anistia.

Chamado de “1964 – A Verdade”, o evento do Clube Militar, no Rio de Janeiro, será dia 29 de março e tem entre seus painelistas o general Luiz Eduardo Rocha Paiva. O militar já deu declarações contra a Comissão da Verdade, além de sugerir que Dilma Rousseff seja convocada a depor sobre atos da organização política de esquerda VAR-Palmares, da qual ela fazia parte na época da ditadura.

O manifesto lançado no dia 16 de fevereiro é assinado pelos presidentes dos Clubes Naval, Militar e de Aeronáutica. Nele, há críticas às ministras de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, ambas favoráveis à revogação da Lei da Anistia.

Tem previsão de ser reaberta esta semana a discussão sobre o alcance da Lei da Anistia no Supremo Tribunal Federal (STF). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrou com recurso contra a decisão da Corte que, em 2010, confirmou a anistia aos que cometeram crimes políticos durante a ditadura.

De São Paulo, da Radioagência NP, Vivian Fernandes.

A verdade, ainda que tardia

“Acho que a tortura em certos casos torna-se necessária, para obter confissões.”
Ernesto Geisel[1]


Carta Capital / Roberto Amaral - A História não se repete, mas no Brasil ela é recorrente, porque, na culminância de todos os fatos construtores de nossa vida política se sobrepõe o acordo das elites contra os interesses do povo. A este, figurante em espetáculo no qual faz ‘escada’ para o ator principal cabe, quando muito, um lugarzinho na ‘geral’, do teatro, às vezes do circo, para assistir os donos do poder traficar em seu nome.

Com o povo nas ruas, as ‘elites’ decidem nos gabinetes de Brasília e nos escritórios da Avenida Paulista. Assim sempre foi e tem sido, desde 1822, passando pela República, um movimento de militares, poucos, meia dúzia de oficiais generais, passando pelas sucessivas insurreições dos ‘tenentes’, pela ‘revolução’ de 1930 e pelo ‘Estado Novo’, um conluio entre o presidente civil e constitucional com oficias que nos impôs oito anos de ditadura; assim foi na queda dessa mesma ditadura, operada pelos generais que a haviam constituído; assim no golpe de 1954 (quando ao povo, finalmente nas ruas, restou, apenas, chorar seu líder morto); assim nas quarteladas dos anos 50 e nos golpes de 1955 e 1964, ‘assistidos’ por um Congresso genuflexo.

Rumo à Reforma Agrária

Adital/Frei Betto - Caiu mais um ministro, o do Desenvolvimento Agrário. Nomeado o novo: Pepe Vargas (PT-RS), que foi prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos e mantém boas relações com o MST.

A esperança é que a presidente Dilma Rousseff tenha dado o primeiro de três passos urgentes para o Brasil não ficar mal na foto do "concerto das nações”, como diria o Conselheiro Acácio. Os outros dois são o veto ao Código Florestal proposto pelo Senado e uma nova política ambiental e fundiária que prepare bem o país para acolher, em junho, a Rio+20.

A questão fundiária no Brasil é a nódoa maior da nação. Nunca tivemos reforma agrária. Ou melhor, uma única, cujo modelo o latifúndio insiste em preservar: quando a Coroa portuguesa dividiu nossas terras em capitanias hereditárias.

Berzoini rebate a oposição e mostra diferença entre concessão e privatização

PT na Câmara - O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), em artigo publicado no jornal O Globo desta terça-feira-feira (20), rebateu a oposição e setores da mídia pela tentativa de convencer a opinião pública que concessão e privatização são a mesma coisa. “Misturam alhos com bugalhos para pôr na mesma vala diferentes tipos de políticas em relação ao Estado e às formas de alienar ou conceder a exploração de serviços públicos”, disse ele, ao referir-se à polêmica surgida com a decisão do governo Dilma de efetuar o leilão de concessão para a exploração dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas.

“Os fundamentalistas neoliberais que desmontaram o Estado ainda não conseguiram readequar seu discurso e não veem que há uma diferença essencial: há governos que vendem o interesse público e o interesse nacional a qualquer preço. E há governos que defendem o interesse nacional, observando as circunstâncias, o valor do patrimônio público e os impactos sociais relevantes”. Leia a íntegra :

Não se privatiza - Ricardo Berzoini*

O recente leilão da concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Campinas provocou a retomada de um debate que já havia aparecido quando das concessões de rodovias federais em 2007. A oposição partidária e setores da mídia tentam colocar o PT e os governos Lula e Dilma na defensiva. Misturam alhos com bugalhos para pôr na mesma vala diferentes tipos de políticas em relação ao Estado e às formas de alienar ou conceder a exploração de serviços públicos.

Parte dessa polêmica deriva da ausência, na sociedade e nos partidos, de um debate mais aprofundado e consistente sobre o que deve ser totalmente operado pelo poder estatal. Envolve abordar a soberania nacional e o interesse público.

Serra trabalha para evitar que CPI da Privataria seja instalada antes das eleições

Correio do Brasil - A CPI da Privataria Tucana se transformou, no Congresso, em moeda de troca entre parlamentares da base de apoio ao governo e oposicionistas. A constatação é do deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), autor do pedido para a instalação das investigações sobre desvios bilionários ocorridos durante o processo de privatização das principais empresas públicas brasileiras, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC). Setores mais conservadores da Casa têm feito “uma ação pesada para postergar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)”, disse o parlamentar, em entrevista exclusiva ao Correio do Brasil, na manhã desta segunda-feira.

– Agora é inexorável. A CPI já foi instalada. Não tem mais como voltar atrás. O que se discute são os nomes dos integrantes, mas há uma pressão muito grande, por parte de setores conservadores na Casa, na oposição e em parte do PMDB, para que os trabalhos comecem mesmo somente depois das eleições – afirmou Protógenes Queiroz Ex-governador paulista e candidato derrotado nas últimas eleições presidenciais, José Serra é o principal suspeito de coordenar um esquema de evasão de divisas jamais visto na história republicana do Brasil, segundo o best seller de Amaury Ribeiro Jr., A Privataria Tucana. Serra, porém, é o virtual candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo e trabalha contra a instalação da CPI que investigará o envolvimento dele, então ministro do governo FHC, como um dos cabeças da quadrilha que se apropriou de parte do resultado obtido na venda de empresas como a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional; além de todas as subsidiárias do Sistema Telebrás, segundo o livro-reportagem.

Ainda de acordo com o jornalista Ribeiro Jr., as Verônicas Serra (filha do principal suspeito) e Dantas (irmã do banqueiro Daniel Dantas, sócio do Banco Opportunity, condenado por crimes como evasão de divisa e formação de quadrilha) usaram três empresas para trazer US$ 5 milhões do Citibank ao Brasil pelo trajeto Miami-Caribe-São Paulo. Isso seria apenas uma pequena fração da propina paga por favorecimento nas privatizações, uma vez que o Ciribank comprou parte da Telebrás em parceria com Dantas.

segunda-feira, 19 de março de 2012

PT realiza encontro de debates e encaminhamentos sobre Eleições de 2012

Com animação, deu-se ontem (18/03) o encontro de debates entre os petistas acerca da eleição deste ano em Coreaú. Tal evento ocorreu à tarde na residência do prof. Zé Maria (Distrito de Araquém), contando com a participação de cerca de quarenta militantes, em maioria jovens.

A discussão produziu uma visão geral dos desafios na atual conjuntura política municipal, onde pudemos ver mais nitidamente as tendências de articulação das principais forças partidárias e analisar criticamente qual a melhor postura a ser por nós adotada até o período das convenções, que já se aproxima.
Fotos gentilmente cedidas por Hélio Costa.
Tendo em vista defendermos candidaturas livres e verdadeiramente populares, não deixaremos sucumbir nossos princípios éticos e compromissos sociais perante estratégias politiqueiras que visam o poder a qualquer custo e para interesses pessoais de pequenos setores (enriquecidos) de nosso município.


O projeto que apresentamos é alternativo, valorizando: a transparência e o emprego racionalizado dos recursos públicos; a participação direta dos cidadãos nos processos decisórios; o compromisso para com a promoção de políticas públicas eficazes para as camadas mais empobrecidas da população; a defesa e conservação de nosso patrimônio ambiental, histórico, cultural e econômico; o apoio aos pequenos e micro investimentos, com função social; o fortalecimento da agricultura familiar e de sua organização produtiva; e o respeito à dignidade do funcionarismo público. São estas algumas de nossas bandeiras, que progressivamente delineamos a partir de um diálogo contínuo.

Seguiremos com nossa luta, cientes que Coreaú pode sim mudar, e para melhor, desde que o povo se empenhe para tanto.

Benedito Gomes

domingo, 11 de março de 2012

Convite aos filiados e simpatizantes

O Partido dos Trabalhadores – PT – de Coreaú realizará no próximo dia 18 de março (domingo), a partir das 14 horas, na sede da AEDI, em Araquém, um encontro municipal de debates e encaminhamentos a respeito dos rumos de nosso partido nas próximas eleições. Sua participação enriquecerá as discussões e ajudará a definir o papel do PT no futuro político de nosso município.

Contamos com sua presença.

Um abraço.
José Maria Gomes de Lima

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página