sexta-feira, 30 de março de 2012

Blogs coreauenses no enredo político local

Os blogs quando surgiram foi como diários publicados através da internet, isto é, espaços nos quais seus usuários poderiam expor opiniões, vivências, criações artísticas etc., de modo livre, espontâneo e gratuito. Com o tempo, ganharam maior destaque; muitos usuários aderiram, a internet se popularizou, a interface das plataformas foi se tornando mais rica... De tal forma que os blogs começaram a bater de frente com os sites (pagos) mantidos por empresas de notícias e demais grandes corporações midiáticas. Hoje em dia, os blogueiros se nos apresentam como uma força alternativa de veiculação de informações, onde pessoas comuns podem exercer o livre expressar-se.

Em nosso município e região é evidente a importância que os blogs conquistaram de pouco tempo para cá. Neles, podemos acessar – estando distantes ou próximos – as notícias locais. O que antes só sabíamos – e em muitos casos de modo deficiente – através das rádios, agora se pode ler na tela do computador.

Os blogs são feitos por pessoas, e pessoas não são neutras. Todos temos uma posição, seja política, religiosa ou qualquer outra. Só pode não ter posição o completo ignorante. Portando, não podemos cobrar de blogs uma neutralidade hipócrita. Na realidade, o importante é o que os blogs não sejam neutros, mas deixem claro suas posições.

O blogueiro, como escritor livre (amarrado nem às ortografias ou formalidades), é um comentador da realidade local. Mostra o que acontece e se posiciona perante o fato.

Vemos agora, com clima pré-eleitoral já esquentando, energizando as peripécias animalescas dos politiqueiros tantos, o crescente embate contra alguns blogueiros (os mais acessados) de Coreaú. A desculpa é de que os ditos cujos são da Oposição. Ora, se são ou não, o que de mal há nisso? É um direito ser da Oposição ou da Situação, ou de nenhuma delas. Parece que não se pode portar-se com tolerância, uma vez cegos pelo furor do entusiasmo tolo pelas forças políticas locais e pelas oportunidades de privilégios egoístas obtidos com os jogos politiqueiros.

Chama-me atenção que os blogs mais acessados do município sejam rotulados da Oposição. Dá-se a entender que a Situação não escreve (para estes veículos), ou não tenha visibilidade em seus escritos. Não ganhando nestas bandas, quer compensar as mágoas buscando descredibilizar e até mesmo perseguir os que vêm obtendo êxito de visualizações e que vez ou outra questionam as contradições dos gestores e legisladores municipais.

Este ano, temos este tempero a mais (os blogs) no enredo das cenas políticas coreauenses. Sem dúvida, um tempero picante!

Não creio que os companheiros blogueiros cederão perante as pressões. Muito pelo contrário, as pressões mostram que os blogs em Coreaú agora se apresentam como espaços legitimados de formação de opinião, que gera temor naqueles que o que menos querem é um povo informado e com condições de analisar criticamente um lado em comparação ao outro.

Só temo as baixarias vãs e desrespeitos mútuos que os interesses podem motivar...

Benedito Gomes Rodrigues

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página