HISTÓRIA


PT em Coreaú surgiu em 1986 (em meio à campanha de Padre Haroldo Coelho ao Governo do Estado e do advogado João Alfredo a Assembléia Legislativa), ligado ao movimento das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Entre seus primeiros líderes estavam Benedito Lourenço, Antonia Gomes, Cândido Alves Barbosa, Maria José Ferreira, Gerardo Marques de Albuquerque e Irmã Fátima Mesquita. Outra característica do PT coreauense dos anos 1980 é o fato de ser formado basicamente por trabalhadores rurais.

Em agosto de 1987 é constituído o primeiro Diretório Municipal, cuja presidência ficou a cargo de Antonia Gomes de Souza. 

Em 1988, o partido participa das eleições municipais com Antonia Marques de Albuquerque e Maria José Ferreira disputando os cargos de prefeita e vice, respectivamente. Para a Câmara Municipal concorrem Antonio Anenor da Silva, Gerardo Marques de Albuquerque e Vicente Benedito do Nascimento. Nenhum candidato é eleito.

Em agosto de 1990 Benedito Lourenço assume a presidência do Diretório Municipal.

Em 1992, o partido participa das eleições municipais lançando cinco nomes para a Câmara Municipal: Erasmo Tabosa, Domingos Siqueira, Antonio Anenor, Antonio Amador e Cândido Alves Barbosa. Não lança candidato a prefeito e nem apóia nenhum dos candidatos lançados por outros partidos. O resultado eleitoral é desfavorável.

Teve início um período de dificuldades internas, principalmente em razão da saída do presidente Benedito Lourenço do município, por razões de trabalho. Legalmente o partido deixa de existir em Coreaú.

Em fevereiro de 1999, os filiados Erasmo Tabosa e José Maria Gomes de Lima articulam com jovens simpatizantes a refundação do partido. É criada uma comissão provisória da qual fazem parte além de Erasmo e José Maria, Reginaldo Braga, Fernando Machado e Célio Souza. Em setembro do mesmo ano é constituído o Diretório Municipal, sendo eleito para presidi-lo o jovem professor José Mário Moreira. Vale ressaltar que o PT coreauense passava a ter uma nova cara. Seus principais nomes não eram trabalhadores rurais ligados à Igreja Católica, mas jovens estudantes e servidores públicos.

Em 2000, o partido elege Erasmo Tabosa para a Câmara Municipal. O mandato de Erasmo foi extraordinário. Nunca na história de Coreaú se tinha visto um vereador tão honesto, valente, destemido e defensor dos verdadeiros interesses do povo. Estava sempre presente na Tribuna da Câmara, fazendo denúncias, cobranças e mostrando as necessidades do povo. Participava de seminários, palestras e congressos. Apoiava e participava de mobilizações populares e de trabalhadores.

Em 2002, em Coreaú ocorrem eleições extraordinárias para prefeito e vice e o PT estava lá disputando com Erasmo Tabosa e Manuel de Jesus. Foi uma belíssima e empolgante campanha. Porém, diante da polarização da disputa entre duas candidaturas conservadoras, a votação do PT foi pequena. 

Em 2004, o PT se ver dividido entre sair para a disputa sozinho ou apoiar a candidatura de oposição, encabeçada pelo PFL. O partido racha, se fragiliza e fica com a segunda alternativa. O presidente José Mário deixa a presidência e o partido, outros filiados fazem o mesmo. Para complicar a situação, o PT lança, em coligação, quatro candidaturas a vereador: Erasmo Tabosa, Professor Raimundinho, Gilson Ramos e Jota Jota. O resultado foi a derrota de todos. Erasmo teve uma expressiva votação, inclusive superior a anterior, mas não foi reeleito. 

Com a saída de José Mário, assume a presidência do Diretório Municipal a vice Maria da Piedade da Silva, a qual renunciaria em março de 2005, sendo substituída por Antonia Gomes. No início de 2006, Benedito Lourenço assume a presidência do Diretório Municipal. O partido se desmobiliza e com as denúncias do escândalo do mensalão muitos petistas abandonam os quadros do partido.

Em fevereiro de 2008, o Professor José Maria Gomes de Lima assume a direção do PT municipal. Começa um período de reestruturação e oxigenação partidária. Vários jovens estudantes, notadamente do distrito de Araquém, ingressam no partido. Nas eleições de 2008, o Professor Zé Maria e Carlos Teles concorrem, sem êxito, a uma cadeira na Câmara Municipal. 

Em 22 de novembro de 2009, José Maria Gomes de Lima é reeleito, com 100% (cem por cento) dos votos, para a presidência do PT coreauense.

Hoje, o partido está legalmente constituído, mobilizado, realizava encontros, seminários com freqüência e participa das atividades realizadas pelo Diretório Regional. Tem um quadro de filiados jovem, consciente e comprometido com a construção de um Coreaú, um Ceará e um Brasil mais justo, solidário e humano.

Seu grande desafio é se expandir e se fortalecer por todo o município, se colocando como alternativa de poder, o que tem se mostrado uma tarefa muito difícil.

José Maria Gomes de Lima.

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página