quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Será que ela não passará de uma velha Palma

Mais um vestibular... e percebemos que a cada ano há um número maior de vitórias entre nossos companheiros de Araquém e vizinhança. A realidade de nosso distrito está sendo moldada, aos poucos, pelos estudantes que, sem apoio algum, conquistam o Ensino Superior. Através do trabalho desenvolvido por professores(as) da rede estadual do Ensino Médio, como o Prof. Zé Maria, Prof. Chiquinho, Prof. Paulo, Profª. Joziane, Prof. Antônio Marcos, Prof. Zezinho e tantos outros, que ajudam a construir sonhos, outrora inexistentes para esses jovens, e para eles mesmos, pois os quatro últimos foram alunos recentes, e agora já lecionam. Jovens estes que procuram mudar suas vidas e de seus familiares através do Ensino Superior. Para muitos isso deve ser pouco, ou quase nada, mas para nós não. Isso é fruto de muita luta, muito sofrimento.

Mesmo com condições precárias - lembro que a sala que estudei era tão pequena que mal nos cabia -, não havia livros suficientes para todos, as cadeiras nada conservadas... e por aí vai. Ao ver a construção do novo colégio estadual em nosso distrito, vejo que se trata da construção de um grande sonho. A construção dele é uma conquista nossa (dos alunos e professores), o mérito é todo nosso.

Recentemente, vi uma postagem no blog do Partido dos Trabalhadores (PT) de Coreaú, onde o Prof. Zé Maria abordava as conquistas dos alunos da comunidade do Mota. Sabemos nós que esta comunidade apresenta em seu bojo grandes problemas de cunho social - jovens que engravidam precocemente, incidência de alcoolismo, violência etc. Felizmente, esta realidade vem sendo modificada graças à educação, sem a qual não há transformação social.

E para isto precisamos que nossos “caciques” municipais participem mais dessas realidades, ao que me parece paralela a realidade deles, pois, historicamente nosso município sofre com um extremo abandono, e isto se reflete nas mais diversas áreas sociais: da educação à limpeza citadina, bem como preservação e conservação de nosso patrimônio público, para exemplo disso é só visitar nosso Mercado Público Municipal, que se encontra em situação precária. Infelizmente, nosso povo, parece estar alheio a todos esses problemas; os universitários – força acadêmica de Coreaú – contentam-se com toda essa realidade; poucos intencionam uma mudança para a velha Palma. SE CONTINUARMOS ASSIM, NOSSA VELHA PALMA NÃO PASSARÁ DE UMA “VELHA” E ABANDONADA CIDADE.

O que precisamos é de um NOVO COREAÚ, com novas administrações, livres do nepotismo, da desqualificação, do desinteresse para com as demandas reais do povo coreauense. Não precisamos de gestores públicos municipais descompromissados com o povo e o desenvolvimento de nossa cidade.

Estamos em ano eleitoral. Temos em nossas mãos o poder de eleger, de transformar, e nos livrarmos de contornarmos todo este legado histórico, de muitos mandatários que não priorizaram em suas administrações: A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, ENFIM, A TRANSFORMAÇÃO QUE NOSSO MUNICÍPIO TANTO NECESSITA.

Gleiciane Albuquerque 
Acadêmica de História pela UVA

7 comentários:

Anônimo disse...

parabéns,concordo com tudo q/ vc escreveu, Coreaú ñ pode ficar na mãos dessas pessoas q/ ñ tem comprometimento com o povo de Coreaú,está na hora de o povo acordar,do jeito q/ está ñ pode ficar.

Anônimo disse...

Os estudantes de Araquém e das comunidades vizinhas representam sim um orgulho para o município de Coreaú, mas algo que eu sempre achei errado, foi que sempre a Escola Flora Teles(na qual me orgulho de ter estudado) é a única que leva o mérito por todas as aprovações dos estudantes nos vestibulares, como se este estudantes tivessem saído da creche diretamente para o ensino médio. Esquecem que estes estudantes que hoje se encontram no ensino superior, passaram nove(09) anos de suas vidas estudando em escolas de ensino fundamental, como a Escola Santo Antônio em Araquém, Escola São José no Mota, a Escola Raimundo Cardoso no Boqueirão entre as demais. Isso é um tremendo desrespeito com as dezenas de professores do nível fundamental, como se seus trabalhos como professor, fosse apenas fachada. Duvido muito que a Escola Flora Teles, ou qualquer outra escola de ensino médio, consiga colocar alunos analfabetos e sem base estudantil numa faculdade em apenas três (03) anos.

benedito disse...

concordo com o anônimo acima, não devemos esquecer também da galera que se desloca de Coreaú e vai até O Araquem, não vi nenhum nome só de pessoas do araquem.

radioatitude disse...

É inegável que a comunidade estudantil de Araquém tem se destacado nos vários concursos e vestibulares da região, mas é mais inegável a contribuição dos professores da Escola Flora de Queiroz Teles, devemos pensar a escola como um conjunto de fatores que envolvem núcleo gestor, professores e alunos, um grupo que mostra trabalho e representa o nosso municipio...sinceramente, é muita falta de conscideranção deixar de citar o nome dos bravos profissionais que se dirigem ao Araquém conrrendo risco de vida todos os dias...mas é a vida né...OS OUTROS como foi citado sempre estarão prontos para ajudar essa comunidade sempre que esta precisar.

Anônimo disse...

Sábia frase de Pedro Simon(PMDB): "Não há situação pior que a oposição na situação". Por isso muito cuidado ao criticar a atual administração pública (Roner, Cid ou Dilma), lembrem-se que os corruptos não escolhem partido, eles estão em toda parte, o corrupto só mostra a cara quando detém o poder. Se hoje ele parece revolucionário, amanhã (com o poder) ele te traga, e você estará de mãos atadas. Não nos deixemos levar pela euforia do ano eleitoral, ter cuidado com as palavras é o mais prudente.

Benedito Gomes disse...

De fato, não podemos desconsiderar nem o trabalho realizado pelas escolas de ensino infantil e fundamental que se esforçam pra cumprir seu papel (imagino que sim) - afinal, fazer ensino médio sem a base que vem dos estágios precedentes não dá - nem também o esforço dos professores que enfrentaram o deslocamento de Coreaú à Araquém, ora atolando na poeira, ora na lama, e ainda correndo o risco de serem assaltados ou se acidentarem.

O que ocorre é que as condições de ensino, assim como a Gleiciane ressaltou, eram, e ainda são, muito precárias. Araquém, mesmo com essas dificuldades todas, consegue certo destaque no município. Só que isso não significa que as coisas vão às mil maravilhas. Araquém pode até aprovar mais do que se esperaria, haja vista à precariedade das condições socioeconômicas que a maioria dos estudantes estão submetidos, mas ainda assim é um número muito reduzido.

A Gleiciane somente apresentou os professores que ela considera que mais contribuíram incentivando a ela nos seus estudos, afinal se fosse falar de todos pegaria muito espaço. Talvez até peque ao falar somente de alguns, podendo magoar os demais, sentindo-se esquecidos.

Mas, voltemos à atenção ao teor principal do texto: o fato de a educação poder mudar realidades pra melhor. Numa comunidade pobre, tantos jovens podendo ter acesso ao mundo da Universidade. É isso o fascinante!

E ao mesmo tempo em que esse avanço se apresenta, a política de Coreaú - administração após administração, legislatura após legislatura – persiste no descaso com a população. E há necessidade de que esses jovens (e aí não só os de Araquém, porque não é só de lá que saem estudantes que se destacam, vindos de origens simples) usem seus conhecimentos para promover mudança no nosso município. Precisamos promover mudanças efetivas nessa política podre e corrupta que ainda persiste!

Benedito Gomes disse...

Este seu discurso é muito problemático. Cai naquele velho erro de defender que: ao final das contas, todos são iguais. O que obviamente só favorece os corruptos. Afinal, se todos dão na mesma, podemos colocar qualquer um, né. Não é bem assim!

É engraçado o autor da sua citação: um direitista muito mais preocupado em ceder benefícios às elites brasileiras.

Quando você defende que só sabemos quem é corrupto depois da eleição, é muito mais uma estratégia barata para confundir o povo, induzindo a um ceticismo generalizado. Esse seu discurso não é em nada inocente. Aqui em Coreaú logo na eleição já dá pra reconhecer os corruptos. Quer dizer que não vemos quais são os políticos que compram votos. Está se fazendo de cego ou desavisado? Você imagina que estes que se elegem às custas da compra de voto vão realmente ter um mandato limpo?

Não aconselharia você a ter prudência ao falar, porque creio que você foi, sim, prudente ao fazer um discurso tão enganoso. Porém, não se engane pensando que todo mundo é inocente pra se deixar levar por suas palavras bem organizadas.

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página