domingo, 8 de janeiro de 2012

Troca de experiências, construção de projetos

Estivemos reunidos ontem (07.01) com os companheiros Benedito Paulo e Francisco, ambos conterrâneos nossos que acabaram migrando para o Norte, sendo hoje cidadãos de Roraima. Têm um trabalho já bem consolidado com a juventude, tanto através da PJ (Pastoral de Juventude) como pela JPT (Juventude do Partido dos Trabalhadores). Benedito Paulo foi fundador e secretário estadual da JPT por lá e atualmente é assessor da PJ de Roraima.

Discutimos um pouco acerca do desafio que é trabalhar com a juventude nos dias atuais, onde se aponta a mesma como uma geração perdida, alheia à política, em meio a uma cultura de massas que impõe padrões de consumo, reduzindo as pessoas ao seu poder de compra, e que superficializa as relações humanas e a solidariedade para com o bem comum.

Participantes da reunião. Foto de Hélio Costa.
Inseridos nesse contexto geral, afora as questões mais específicas de nossa região, sobretudo a problemática de corrupção eleitoral que ainda se mostra como preponderante dificuldade, percebe-se a necessidade de trabalhar a juventude, garantindo o prosseguimento e fortalecimento das ações do partido, tendo sempre como base os anseios populares.

Se outrora o PT tinha sua força em nosso município mais forte entre os trabalhadores rurais, através da organização comunitária, hoje aparece no quadro de militantes um número considerável de jovens, estudantes, pessoas que veem a situação lamentável em que se encontra Coreaú e querem lutar para contorná-la. De certo que são ainda poucos ante à totalidade de jovens do município, no entanto há muitas potencialidades de crescimento.

Em ano eleitoral, o Partido dos Trabalhadores de Coreaú já inicia suas atividades. Embora, devido a correria na organização, poucos estivessem presentes na primeira reunião do ano da JPT, tivemos uma discussão muito proveitosa, certamente geradora de rico aprendizado. E temos a convicção de que nos próximos momentos de formação e articulação da juventude engajada contaremos com mais companheiros, ainda mais as companheiras, que não estavam, infelizmente, representadas nessa primeira ocasião.

E seguiremos construindo um projeto popular para o nosso município, com a força da juventude, com a força dos trabalhadores!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o PT de Coreau pelo momento enriquecedor que tivemos no Distrito do Araquém, espero nos próximos meses possamos avançar em discussão de Políticas Públicas para o município, e toda mudança começa pela Juventude, na qual a JPT esta bem representada, e que outros jovens possam aderir a essa bandeira. Obrigados Companheiro@s pelo esse momento que tivemos no sábado.

Benedito Paulo
Ex-Secretário da JPT/RR
Gestão 2008/2011

Benedito disse...

Nós é que agradecemos imensamente companheiro, por ter se disponibilizado e por ter nos ajudado com uma injeção de ânimo. Pra nós é motivo de orgulho saber que de nossa terra saem tamanhos seres humanos.
Um abração!

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página