domingo, 29 de maio de 2011

Exemplos que convém notar

Ontem foi realizado no município de Alcântaras, vizinho nosso, o primeiro debate eleitoral de sua história. Promovido por organizações da sociedade civil, teve como objetivo dar à população oportunidade de conhecer melhor as propostas e o comprometimento dos candidatos ao Executivo Municipal.

A primeira vez sempre parece mais difícil, a ansiedade e o nervosismo são grandes, e quem ouviu ou esteve presente no debate certamente notou. Ao final, vem a sensação de dever cumprido. Nunca é fácil, mas extremamente necessário e recompensador.

Fica a proposta de replicar a iniciativa noutros municípios de nossa região já nas eleições de 2012, continuar lutando por eleições limpas, livres, abertas.

Mas creio importante ressaltar algo que conosco ocorreu nessa ocasião.

No dia da reunião prévia com os candidatos Antônio Marcos (PRP) e Charlys Menezes (PSOL) – o candidato Eliésio Fonteles (PSB) não esteve presente –, numa rápida conversa com Charlys, falamos da necessidade do lançamento de candidaturas de esquerda, sem gordos financiamentos e compra de votos, que defendam as necessidades reais do povo, em nossa região. Sabia que a caminhada era longa e difícil, mas alguém teria que se dispor a fazê-la, e que teria de ser insistente. Falando em Coreaú: lá parece que a coisa está mais difícil que aqui. Concordamos.

No dia do debate, em suas considerações finais, falou de sua contrariedade às aberrações existentes nas eleições de nossa região, que abaixo tentamos resumir*:
(...) Coloca-se família contra família, irmão contra irmão, pai contra filho, vizinho contra vizinho... O povo é só algo a ser comprado para se conseguir lucro, benefícios para um pequeno grupo. O voto de cabresto ainda se manifesta quando pessoas votam em determinado candidato não pelas propostas que tem, mas pela esperança de um emprego na máquina pública; perde-se a independência, a dignidade. (...) Nós somos contra isso; somos a favor de um projeto popular, que como tal nasça do povo, por isso estamos aqui: para que o povo tenha opção. (...)
Bom, a similaridade existente entre os problemas políticos de Alcântaras e os nossos é muito grande, as soluções de igual modo. Ano que vem teremos novamente eleições municipais. Será que teremos opção? Se quisermos ter, a coragem e a determinação devem nos guiar.

Benedito Gomes Rodrigues

*Não está tal qual ele disse. 

sábado, 21 de maio de 2011

Fontana diz que Reforma Política deve ter no mínimo oito ítens


O relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), anunciou que vai focar seu relatório em no máximo oito itens centrais, sendo que o principal será o financiamento público exclusivo de campanha. Fontana pretende apresentar seu parecer entre os dias 12 e 15 de junho, logo após a conclusão das audiências públicas que ocorrem na Câmara e em todas as regiões do País para debater o tema.

Os pontos que poderão constar no seu relatório são: Voto em lista misto, que dará ao eleitor a possibilidade de votar duas vezes: no partido e no candidato; coincidência de mandatos para unificar as eleições nacionais e municipais, mas não no mesmo dia; reeleição; questão de gênero, para assegurar maior participação das mulheres na política; e plebiscitos.

Fonte: informes@informespt.org

Grito da terra: governo atende reivindicações da Agricultura Familiar

Após encontro com a presidenta Dilma Rousseff ontem, o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Ercílio Broch, listou algumas das reivindicações da 17ª edição do Grito da Terra, atendidas pelo governo. Ele citou, por exemplo, a manutenção dos recursos para o Plano Safra 2011/2012. Segundo o dirigente, o volume de financiamento seria diminuído, conforme proposta orçamentária, mas na negociação o governo assegurou os R$ 16 bilhões, igual montante colocado à disposição no ano passado.

Também foram atendidas outras reivindicações como a redução das taxas de juros nas linhas de crédito, adequação do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, Programa de Garantia de Preços Mínimos, liberação de recursos para reforma agrária e crédito fundiário, investimentos em saneamento e habitação e a implantação de superintendência no âmbito da Caixa Econômica Federal para tocar programa habitacional rural, entre outros.

Os deputados Assis Carvalho (PT-PI), Leonardo Monteiro (PT-MG), Fátima Bezerra (PT-RN), Luci Choinacki (PT-SC), Waldenor Pereira (PT-BA), Pedro Eugênio (PT-PE), Bohn Gass (PT-RS) e Márcio Macedo (PT-SE), ressaltaram a importância das reivindicações do movimento e defenderam o fortalecimento da agricultura familiar brasileira.

Fonte: informes@informespt.org

PNE: ESPECIALISTA PROPÕE REVISÃO NA GRADE CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

O pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade do Rio de Janeiro, Simon Schwarstman, propôs ontem uma revisão do currículo nacional do ensino médio. De acordo com o especialista, a extensa grade curricular do ensino médio, além de não preparar o jovem para o mercado de trabalho, é pouco atrativa e de baixo aproveitamento do ponto de vista do aprendizado. A proposta foi feita durante audiência pública da comissão especial do Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020).

Schwarstman propõe que, ao concluir o ensino fundamental, seja dada ao aluno a possibilidade de optar pelo ensino profissional ou pela especialização em áreas específicas do conhecimento, evitando que o aluno tenha que permanecer mais três anos no ensino médio aprofundando conteúdos que fogem do campo das suas afinidades profissionais.

As propostas, na avaliação do relator do PNE, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), vão ao encontro das metas previstas no PNE e também do programa de expansão da rede de ensino profissionalizante do governo.

Fonte: informes@informespt.org

"ESCOLAS DEVEM GARANTIR ATENDIMENTO PSICOLÓGICO" SUGERE RACHEL

Garantir o atendimento psicológico aos alunos das escolas públicas do Estado e auxiliar a compreensão do fenômeno educativo através de uma leitura crítica da realidade social e educacional. Esse é o objetivo do Projeto de Indicação 85/11, apresentado pela deputada Rachel Marques na segunda-feira, 16/05.

De acordo com parlamentar que é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará a iniciativa visa diagnosticar, prevenir e trabalhar os diversos problemas do cotidiano escolar que dificultam o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “Queremos a presença do psicólogo na equipe de trabalho escolar no sentido de oferecer suporte para os educadores em suas buscas de estratégias para efetivar as práticas pedagógicas e, para os educandos em seus propósitos de alcançar a autonomia e a inclusão social”, explica.

O projeto sugere ainda a criação de Centros de Referências em Psicologia Educacional em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), para que todas as escolas sejam beneficiadas pela lei. O número de psicólogos por município deve ser compatível com a estrutura da rede de ensino, de modo a garantir a assistência psicológica prestada por profissionais devidamente habilitados.

Fonte: AC

SEMINÁRIOS DEBATEM PNE NOS MUNICÍPIOS

Ouvir a sociedade e suas propostas para ampliação do Plano Nacional de Educação (PNE). Esse é o objetivo dos seminários regionais requeridos pela deputada Rachel Marques presidente da Comissão de Educação da Assembleia em parceria com a Câmara Federal e com a Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Projeto de Lei (PL) 8039/10 de iniciativa do executivo modifica o Plano Nacional de Educação que estará em vigor até 2020. Entre as diretrizes do Plano estão a universalização da Educação Básica para crianças e jovens de 4 a 17 anos, e a proposta de aumentar a parcela do Produto Interno Bruto (PIB) investida em Educação de 4 para 7%.

Os seminários de acordo com Rachel Marques acontecem nas macrorregiões do Estado, tendo início na manhã do dia 16 de maio, segunda-feira, no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. com a participação do relator da Comissão Especial criada para analisar o PL 8039/10, o deputado federal Angelo Vanhoni (PT-PR).

No Ceará, a deputada Rachel Marques em parceria com o Fórum de Discussão do Plano Nacional de Educação no Estado promoveram o lançamento do Movimento PNE Pra Valer no Ceará no mês de abril. Na oportunidade foi entregue aos deputados federais Artur Bruno, Chico Lopes, Eudes Xavier, José Guimarães e ao senador Inácio Arruda cerca de oitenta emendas modificativas ao PL.

Para a parlamentar a discursão do PNE em conjunto com a população é importante para que não haja lacunas no Plano. “Os seminários nas regiões do Estado são fundamentais para que nós possamos ouvir não só os profissionais da educação, mas também os pais, e vários outros representantes da sociedade civil sobre o Plano que vai determinar metas, prioridades e o planejamento da Educação nacional para a próxima década”, afirma.

Datas e cidades onde serão realizados os seminários

16/05 – Fortaleza
30/05 – Sobral (Região Norte)
13/06 – Crateús (Inhamuns)
27/06 – Limoeiro (Baixo Jaguaribe)
08/08 – Maracanaú (Região Metropolitana)
22/08 – Juazeiro (Cariri)
12/09 – Quixadá (Sertão Central)


Fonte: AC

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Minicurso discute relação entre Juventude e Movimentos Sociais em Araquém

Sábado passado (30 de abril de 2011) ocorreu na sede da Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado - AEDI a primeira manhã do Minicurso Movimentos Sociais e Juventude com a turma de Araquém, que contou com a participação de 26 jovens, em maioria do Ensino Médio.

O evento organizado pela Rede de Juventude para Cidadania - RJC, organização juvenil de abrangência regional, em parceria com a Fundação Centro de Ecologia e Integração Social - Fundação CIS e AEDI, de Coreaú, STTR de Frecheirinha e Entidade Cooperativa Sustentável – ECOS, de Alcântaras, tem como objetivo ensejar uma discussão acerca da realidade dos jovens de nossa região e da necessidade do fortalecimento da organização juvenil na luta pela conquista e efetivação de direitos, partindo da perspectiva da cidadania ativa.

As discussões foram em torno da importância da solidariedade para o bom convívio social e também duma análise da postura real dos jovens em contraposição a postura que se espera.

As próximas turmas serão, respectivamente, Frecheirinha (07/05), Alcântaras (14/05) e Sede de Coreaú (21/05).

A segunda manhã da turma de Araquém ficou marcada para o dia 28 de maio, onde se pretende trabalhar o tema: Brasil, do texto ao contexto das desigualdades e da luta dos jovens organizados.

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página