sábado, 9 de outubro de 2010

CAMPANHA DE DILMA COMEÇA COM CARREATAS

O governador Cid Gomes comandou dois encontros com aliados, quinta e sexta-feiras para fechar a programação

Novas estratégias para a campanha de Dilma Rousseff no Ceará foram traçadas, ontem, pelo governador Cid Gomes (PSB) e mais de quarenta aliados que conseguiram se eleger parlamentares estaduais e federais. A decisão tomada pelo grupo foi de, no segundo turno, concentrar as forças no Cariri, em Fortaleza e na Região Metropolitana para tentar garantir à petista, no segundo turno, pelo menos 75% dos votos válidos no Ceará.

A reunião da base aliada cearense aconteceu no comitê de campanha de Cid Gomes e durou quase duas horas. Na ocasião, os deputados fizeram um balanço do desempenho da coligação estadual no pleito deste ano e mapearam as regiões do Estado onde a presidenciável obteve resultado menos satisfatório, daí a escolha das regiões para intensificar a campanha.

De acordo com o vice-presidente da Executiva do PT no Ceará, José Guimarães, o evento foi uma extensão da reunião com as lideranças dos 16 partidos coligados ao PT no Ceará. O objetivo do segundo encontro foi estimular a participação dos candidatos eleitos na campanha pró-Dilma. "São eles os grandes puxadores de voto", justificou o deputado.

Para o governador Cid Gomes, o "grande lance" do segundo turno é tentar conquistar os eleitores de Marina Silva (PV). Nesse sentido, a orientação repassada às lideranças cearenses é de se ajustar ao discurso da verde, explorando a força feminina, se posicionando sobre as questões ambientais e dialogando com a juventude.

Mobilizadas

Apesar da pretensão declarada pelos votos do PV, José Guimarães confirmou que não houve ainda nenhuma tentativa de aproximação com a Executiva cearense do Partido Verde. "A coordenação da campanha da Dilma vai cuidar da aproximação com o PV de forma nacional", salientou o petista.

Em contrapartida, o governador Cid Gomes afirmou que entidades sindicais, comunitárias e religiosas já estavam sendo mobilizadas porque são consideradas peças "fundamentais" para a eleição de Dilma.

Enquanto acontecia a reunião com os parlamentares, ontem, coordenadores da campanha de Cid também se reuniam, no mesmo comitê, com jovens militantes, alguns secretários da gestão estadual e dirigentes de entidades não governamentais para tratar de ações em apoio à Dilma.

"Vamos fazer o trabalho focado em entidades cristãs para esclarecer que Dilma é contra o aborto. Vamos focar também nos jovens e no meio ambiente. Esses serão os públicos prioritários nesses vinte e poucos dias que temos de campanha", destacou o governador.

"A estratégia é envolver quanto mais gente possível", disse o governador, enfatizando que o convite feito a Ciro Gomes para compor a coordenação nacional da campanha da petista é fruto do desempenho satisfatório nas articulações políticas no primeiro turno, aqui no Estado. Ele negou que o irmão Ciro tenha também o papel de travar embate com Serra para preservar a imagem de Dilma.

Carreatas

Hoje começam as atividades para alavancar a candidatura de Dilma no Ceará. Às 16h, será promovida uma carreata em Crato, passando por Juazeiro e Barbalha. Amanhã, também haverá carreata em Maranguape e Maracanaú. De acordo com José Guimarães, materiais de campanha específicos para o segundo turno estão sendo produzidos, mas os dirigentes do comitê de Cid, que continuará funcionando em apoio à Dilma, ainda não sabe precisar quando estarão disponíveis.

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página