sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”


A frase atribui-se a Martin Luther King Luter. Nos dias atuais, podemos verificar uma enormidade de desigualdades sociais. Entretanto podemos verificar também uma enormidade de problemas envolvendo a humanidade. Refiro-me aos que tornam as pessoas cada vez mais egoístas, e menos preocupadas com meio ao seu redor, ao que ocorre com o próximo. Muitos têm ideias excelentes para transformar a realidade ao qual nos encontramos, entretanto tais ideias, raramente tornam-se realidade, poucas saem do papel. E poucos vestem sua causa. 
“O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos,
dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética.
O que mais preocupa é o silêncio dos bons”.
Estamos em uma sociedade, em que muitos se prendem a apenas objetivos pessoais, acomodadas – quase que cristalizados - e com medo de muitos problemas causados pelo próprio ser humano. Os bons, em muitos momentos ficam recolhidos em suas realidades (cercados pelos muros e grades de um prisão abstrata, as vezes é bem concreta), ditas perfeitas, dessa forma, tão pouco existe uma preocupação com a realidade de outros, até mesmo por que o sistema que nos ensina, nos faz ainda mais individualistas. 

A humanidade tornou-se covarde e ao mesmo tempo “cega”, pois tantas injustiças e acontecimentos tristes se passam nos dias atuais, entretanto, poucos enxergam e tentam modificar ou fazer algo por alguém ou por uma comunidade. Mas o que teria nos tornado tão insensíveis e covardes? O sistema? As transformações aos quais o mundo passou? Ou será que o homem caminha para a destruição de nós mesmos?

Estamos recriando homens que tão pouco “grita”, vai contra a realidade vigente, “rema contra a corrente”. Muitos ficaram silenciados ou foram silenciados e continuam nessa mesmice. Desta forma tornam-se presas fáceis para que nada de diferente, possa ser feito e tenhamos nossa realidade moldada, com menos desigualdades e menos injustiças, já que almejamos muitas transformações visando um mundo melhor. Podemos pensar ainda que, se as pessoas que tem uma noção diferente da realidade continuar, parada sem fazer nada, todas as injustiças desse mundo continuarão. 

Os bons de nada valerão se não lutarem por seus sonhos e pensarem em prática e continuarem se acovardando e sendo omissos. As ideias sem prática não são nada. Os maus não farão nada pela humanidade, a não ser por se mesmos. “Eu tenho um sonho de um mundo diferente, onde a vida valerá mais do que a prata” (King). Tudo começa pela indignação em seguida pelas ações dos homens bons, para que os maus possam enxergar a miséria humana. 

Se não pararmos e pensamos em moldar nossas vidas, para que possamos caminhar de forma diferente, e fazermos as pessoas verem que nossa sociedade não se encontra bem que o mundo não está bem. Por tanto, a vida pede passagem e socorro, dessa forma podemos sim mudar alguma coisa, ou nossa realidade só basta querermos e temos a consciência de que a mudança somos nós, o mundo é regido por nossas ações movidas pelo desejo de mudanças. E que valerá todos nossos esforços, para a construção de um mundo diferente.

Gleiciane Albuquerque

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página