Enquete feita pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) revelou
que o horário eleitoral não
influencia jovens na hora de
escolher o candidato. Dos 12.443 jovens de todo o país que participaram
da enquete, 60%
disseram que não são
influenciados pela propaganda eleitoral para definir o voto.
No entanto, 35% responderam que o horário ajuda na escolha dos candidatos e os 5% restantes não opinaram
sobre o tema.
O cientista político Paulo
Baía, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade
Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ),
considerou o resultado da amostragem uma surpresa. Segundo ele, outras
pesquisas vêm apontando
que 80% dos eleitores definem o
voto a partir dos programas eleitorais veiculados na televisão ou no
rádio.
Os programas ganham peso,
principalmente, nos dias próximos ao da votação.
"O pessoal assiste aos
programas. Tanto que todos os partidos têm suas estratégias de campanha
centradas no
programa eleitoral", disse
Paulo Baía à Agência Brasil. O cientista político avaliou que o rádio
também tem papel importante em
determinados horários, especialmente à noite e nos horários de
trânsito. "Mas o impacto
definidor é o do horário eleitoral na televisão. Por isso, os partidos
brigam para ter um maior tempo
na TV." Quanto mais coligações um candidato tem, maior o tempo do
programa eleitoral.
O CIEE é uma associação filantrópica de direito privado, sem fins lucrativos, que intermedeia
a seleção de estudantes de nível médio, técnico e superior para programas de estágio
em empresas privadas e públicas. A enquete foi virtual, opcional e para amostragem.
Alana Gandra, da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário