quinta-feira, 12 de abril de 2012

As Contas Públicas e a fiscalização do povo

Um dos pontos mais essenciais para a efetivação de uma Democracia – popular e verdadeira – é a Transparência. Transparência é informar o que entra e sai em recursos financeiros (para onde foi, gasto em que, como...) da máquina pública, em suas diferentes escalas, ao povo. 

Tivemos grandes avanços nesse sentido em terras brasileiras. Há, e não é de agora, os Tribunais de Contas (fiscalizadores dos recursos do Estado) e estes, por sua vez, vêm desenvolvendo plataformas online, os “Portais da Transparência”, onde os municípios, Estados e União, expõem seus orçamentos a todo e qualquer cidadão que os possa acessar pela internet. 

É uma pena, porém, que mesmo assim, ainda persistam falhas no Sistema. Ora, antes que as informações cheguem ao Portal da Transparência, elas passam pelo crivo de funcionários da área de finanças nas esferas de Governo, que têm o controle das despesas e receitas, e estes, porventura, têm relação com a boa ou má vontade de seus “chefes” (gestores) e podem atribuir valores infiéis à realidade. Só em caso de denúncia, com uma fiscalização mais localizada, é que se esmiuçarão mais as tais contas. 

As brechas ainda existem, e o que não falta é gente para utilizá-las segundo seus interesses, em detrimento aos do Povo. Mas, façamos valer nossa responsabilidade enquanto cidadãos, e nos informemos acerca das Contas Públicas. O Portal da Transparência dos Municípios do Ceará fica localizado neste endereço: http://www.tcm.ce.gov.br/transparencia/

Dê uma olhada, fiscalize, expanda a fiscalização para além, também, destes horizontes limitados, e, enfim, exerça o papel de um cidadão crítico e atuante!

Benedito Gomes Rodrigues

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página