sábado, 15 de janeiro de 2011

Ensino Médio de Araquém transforma realidade da comunidade de Mota

A Comunidade de Mota, localizada a 12 quilômetros da sede do distrito de Araquém, sempre esteve nos noticiosos e na boca do povo. Era, até recentemente, conhecida como uma terra de famílias pobres, numerosas e de homens valentes e dados ao consumo de bebidas alcoólicas e a uma boa briga. Se fizeres uma consulta nos arquivos do Fórum de Coreaú e/ou no Departamento Policial encontrará farta documentação relatando os inúmeros casos de lesão corporal e homicídios praticados nessa pequena comunidade.

Mas essa realidade vem mudando, uma parcela significativa dos jovens do Mota tem trocado a “peixeira” pela caneta. Anualmente, dezenas de garotos da região do Mota frequentam aulas no Ensino Médio aqui em Araquém, onde não só entram em contato com os conhecimentos historicamente construídos e sistematizados nos livros, como, principalmente, recebem aulas de formação cidadã e humana.

Percebemos claramente as mudanças daí decorrentes, entre as quais podemos citar o adiamento na formação de uma nova família, a redução do número de filhos por casal, a diminuição considerável de consumo de álcool, tabaco e outros tipos de drogas e o desejo pela continuação dos estudos. Prova disso é que alguns “teimosos” já se arriscam a entrar na universidade. Com a aprovação de Antonio Cleudes de Souza Araújo, Francisco Edilson Silva de Sousa (Letras) e José Aldy Carvalho da Silva (Ciências Sociais) chegam a onze os universitários do Mota.

Professor Zé Maria

Um comentário:

Benedito Gomes disse...

São exemplos como este que nos fazem acreditar que nosso município pode melhorar verdadeiramente, pode crescer para todos, principalmente para os pobres, mesmo que não seja mérito das administrações municipais corruptas que se seguem por aqui, mas sim resultado da luta de uns poucos que não desistem de seus sonhos, e que não podem desistir jamais.

Acredito ainda no povo coreauense. Não acredito que ficaremos para sempre coniventes com as ações infectas de nossos ditos “representantes” públicos atuais. As soluções reais só podem vir da base, basta que criemos coragem para começar a agir e mudar nossa realidade.

Mãos à obra!

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página