segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOVO SITE DA CORRENTE CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL

Construindo um Novo Brasil (CNB) é uma corrente interna do PT, da qual fazem parte alguns dos principais ministros do nosso governo e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros quadros importantes.

A corrente nasceu em 1983, a partir do Manifesto dos 113, que buscou organizar o grande número de militantes que não se reunia em torno das tendências existentes, oriundas de vertentes da esquerda histórica.

O objetivo era alargar os horizontes e destravar o debate interno para dar conta dos desafios que se apresentavam à novíssima esquerda que nascia no Brasil e encontrava no PT seu principal canal institucional.

Inicialmente, a corrente denominou-se Articulação-Unidade na Luta. Depois agregou outros grupos, até formar, já nos anos 2000, o Campo Majoritário - maioria política que comandou a eleição de Lula em 2002.

Após a crise de 2005, o Campo passou por um processo de reorganização. Em 2007, foi rebatizado de CNB e, após o PED de 2009, junto a outras correntes, voltou a ter maioria no Diretório Nacional do PT - além de conquistar 22 dos 27 Diretórios Regionais do partido.

Algumas das principais formulações estratégicas na história do PT partiram de nossa corrente. Entre elas destaca-se a resolução adotada no 5º Encontro Nacional do partido, em 1987, quando o PT decidiu que disputaria o Poder Executivo com vocação de governar - passo fundamental para as vitórias que vieram a partir de 1988.

Foi igualmente por iniciativa desse grupo que, em 2001, o PT decidiu ampliar a política de alianças e indicar José Alencar como candidato a vice na chapa presidencial, movimento que ajudou a garantir a vitória nas eleições do ano seguinte.

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página