quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BRASÍLIA SEDIA AÇÕES NACIONAIS PREPARATÓRIAS PARA COP16

De 29 de novembro a 10 de dezembro, representantes e chefes de Estado de várias partes do mundo se encontrão em Cancún, no México, para a 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Enquanto a data da Conferência não chega, movimentos sociais e organizações públicas realizam debates e ações preparatórias.

Uma delas acontece hoje (10), em Brasília, organizada pelo GT Clima do Fórum Brasileiro de ONGs [Organizações Não Governamentais] e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS). O encontro, aberto tanto para membros do GT quanto para pessoas interessadas m discutir e contribuir com o assunto, tem o objetivo apresentar análises sobre a COP16 e as posições do Brasil nas negociações internacionais.

Além disso, segundo informativo da Campanha TicTacTicTac, o encontro também é um espaço para os presentes compartilhar informações e estudos sobre os desafios da implementação do Plano Nacional de Mudanças de Clima e de outras políticas no Brasil.
Outra ação, patrocinada por órgãos públicos, começará amanhã (11) em Brasília. O "Seminário Internacional sobre as Mudanças Climáticas Preparatório à Conferência Mundial da ONU" se estenderá até a próxima sexta-feira (12) com a presença de pesquisadores e estudiosos nacionais e internacionais.

Dentre os conferencistas, estarão: representantes de Brasil, China, Índia e Cuba; Jiang Tong, do Centro Nacional do Clima e do Centro Nacional de Mudanças Climáticas, Administração Meteorológica da China; Carlos Nobre, coordenador da Rede Brasileira de Pesquisas das Mudanças Climáticas; Carlos Alberto Muniz, secretário municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro; Miguel Rossetto, da Petrobras Biocombustível; e Allan Kardec Duailibe, direitor da Agência Nacional de Petróleo.

Além deles, o seminário ainda contará com a participação de representes de organizações e movimentos sociais, como: Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Fundamentos científicos das mudanças climáticas, Políticas Públicas sobre as Mudanças Climáticas, Políticas governamentais sobre as Mudanças Climáticas - COP16, e Mudanças Climáticas sob a ótima dos movimentos sociais serão os temas das discussões das mesas nestes dois dias. O encerramento está marcado para acontecer às 20h da sexta-feira, com o lançamento do Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente (INMA).

O "Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas Preparatório à Conferência Mundial da ONU" acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, no Centro de Eventos e Treinamentos - CET (Av. WS - SGAS, 902, Sul - Bloco C), em Brasília, Distrito Federal.

Mais informações e inscrições: http://grabois.org.br/portal/revista.php?id_sessao=9&id_publicacao=414

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página