segunda-feira, 18 de outubro de 2010

UNE E UBES PARTICIPAM DE ATO PRÓ-DILMA

Estudantes, trabalhadores da educação e professores, entre outras pessoas, se reuniram em São  Paulo no evento que comemorou também o dia do professor; na oportunidade a candidata recebeu a plataforma dos estudantes para as eleições
"Estamos discutindo aqui o que interessa para o Brasil", afirmou a candidata à presidência Dilma Roussef (PT) diante de  uma platéia repleta e eufórica por ouvir suas propostas. Assim tinha início o ato de apoio à candidatura de Dilma: "Educação, Juventude, Ciência e Tecnologia”. 

Os presidentes da UNE, Augusto Chagas, e da UBES, Yann Evanovick,  entregaram a plataforma de reivindicações dos estudantes. "Foi muito positivo para nós. Ela recebeu e se comprometeu, se eleita, a dialogar conosco com o objetivo de atender as demandas estudantis", disse Chagas. 


Educação
Educação foi a palavra de ordem no evento, que contou com as presenças ainda de prefeitos de municípios paulistas, deputados estaduais e federais, os senadores do PT Eduardo Suplicy, Fátima Cleide, Marta Suplicy e Aloizio Mercadante, entre tantos outros profissionais e integrantes de sindicatos e movimentos sociais. Como não poderia deixar de ser, Paulo Freire foi lembrado e homenageado. A viúva do educador, Ana Maria Freire, falou com emoção da expectativa pela vitória de Dilma.

Prouni e juventude
Entre outros convidados especiais, a candidata recebeu no palco a estudante Rosana, de 25 anos, bolsista do Prouni (Programa Universidade para Todos)  que contou sua história vitoriosa.  Dilma prometeu que não descansará até que todos os jovens tenham acesso à universidade e, citando o Programa como grande modelo de inclusão, afirmou que dará continuidade e ampliará.

Mencionando o Prouni como uma fonte de oportunidade para os jovens, Dilma declarou que mais do que "o futuro", para ela a juventude é o presente do Brasil, e precisa ser valorizada. E convocou essa mesma juventude a ir às ruas com toda energia para disputar votos.

Ciência para avançar
Na presença cientistas e pesquisadores, a petista explicou  a importância de o país formar mais especialistas como esses. "O Brasil precisa desses profissionais. Somente com isso poderemos criar empregos de qualidade", ressaltou, lembrando casos de sucesso de instituições como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), entre outras. 

Ao final, Dilma prometeu criar uma política para as áreas de ciência e tecnologia, afinal, quando fala de qualidade na educação isso vai "da creche à pós-graduação", disse. E garantiu que em seu governo haverá os recursos necessários para as educação, ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento. 

A primeira diretora de Políticas Educacionais da UNE, Laís Gouveia, ficou satisfeita com o posicionamento de Dilma. "Ela falou bastante de algo para o qual lutamos muito: a democratização do acesso à universidade"

No evento, a UNE e a UBES distribuiram cópias das notas/manifestos das entidades, em que explicam a indicação de voto na candidata. 

Entidades como a APEOESP (Sindicato dos Professores de São Paulo), CGTB, Contag, CUT, CGTB, MST, SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), entre outras, estavam representadas. Assim como militantes de todo o movimento estudantil secundarista e universitário (UPES, UMES e UEE-SP)

Leia também: UNE e UBES indicam voto em Dilma Rousseff 

Nenhum comentário:

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página