domingo, 22 de janeiro de 2012

Parabéns aos vitoriosos estudantes de Araquém

Parabenizamos aos estudantes de Araquém que, com garra, motivação e coragem conseguiram êxito ao concluir o ensino médio. Aos 14 alunos que chegaram a UVA em 2012, classificados no último vestibular. São eles: Ana Paula, Antônio Teles, Benedita, Fernando Lima, Galbelita, Janaele Alves, José Aldy, Josiane Alves, Kiko, Marcela, Maxuel, Moronne, Osmarina e Sebastião Aguiar. E aos que foram aprovados no IFCE: Ana Paula, Antônio Teles, Bruno, Fernando, Isamara, Jamília, Juciêr, Kiko, Marcela, Raiane e Tubias.

Desejamos a todos muito sucesso e que sirvam de exemplo aos nossos outros estudantes. Que eles possam ver que acreditando nos estudos é possível alcançar o sucesso esperado.

Nossos estudantes vitoriosos já são exemplo, não apenas porque chegaram a universidade estudando em escola pública, mas porque a escola a qual estudam não oferece nenhuma estrutura adequada ao ensino e a aprendizagem, e ainda assim eles persistem e chegam lá. A escola na qual estudam, sem mencionar a falta até de banheiros ou mesmo sala de aula adequada com o básico quadro negro ou branco, não dispõe, como a grande maioria das atuais escolas estaduais, de biblioteca, laboratório de informática, ou um computador que seja, espaço para estudos, pesquisas e de lazer. É um local mal cuidado e qualquer pessoa que possa visitar o prédio onde funciona a atual extensão da nossa escola, duvida da capacidade de êxito de nossos alunos. Mas o sonho e a vontade de vencer, aliados ao apoio dos pais e de nossos grandes professores, os levaram, levam e levarão à vitória. Parabéns a todos que fazem a nossa Escola Flora Teles – Extensão de Araquém. Nos últimos 8 anos já são cerca de 200 aprovações em vestibulares.

As aprovações também ocorrem em concursos públicos estaduais e municipais. No último concurso público para professor da rede estadual de ensino tivemos 4 (Galba, Maria das Dores, Paulo e Raimundo) ex-alunos da Extensão de Araquém aprovados. Em concurso realizado recentemente pelo município de Coreaú o desempenho de nossos alunos e ex-alunos foi fantástico. Também já tivemos aprovações de nossos guerreiros em concursos do Banco do Brasil (Jaqueline Teles), do Detran (Aprígio), da Secretaria de Educação de Sobral (Márcio) e várias aprovações no município de Tianguá.

No entanto, diante de tanto sucesso da nossa escola, que já se mostrou não ser uma simples extensão cujo objetivo maior é apenas outorgar certificados de conclusão do ensino médio, pois aprova em cada vestibular mais alunos do que grandes escolas públicas preparadas para oferecer um ensino melhor, a inauguração da escola estadual, conquista da comunidade araqueense, ainda não foi realizada, e as esperanças de que em tão pouco tempo teremos a escola que realmente merecemos começam a agonizar.

Joziane Albuquerque

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Será que ela não passará de uma velha Palma

Mais um vestibular... e percebemos que a cada ano há um número maior de vitórias entre nossos companheiros de Araquém e vizinhança. A realidade de nosso distrito está sendo moldada, aos poucos, pelos estudantes que, sem apoio algum, conquistam o Ensino Superior. Através do trabalho desenvolvido por professores(as) da rede estadual do Ensino Médio, como o Prof. Zé Maria, Prof. Chiquinho, Prof. Paulo, Profª. Joziane, Prof. Antônio Marcos, Prof. Zezinho e tantos outros, que ajudam a construir sonhos, outrora inexistentes para esses jovens, e para eles mesmos, pois os quatro últimos foram alunos recentes, e agora já lecionam. Jovens estes que procuram mudar suas vidas e de seus familiares através do Ensino Superior. Para muitos isso deve ser pouco, ou quase nada, mas para nós não. Isso é fruto de muita luta, muito sofrimento.

Mesmo com condições precárias - lembro que a sala que estudei era tão pequena que mal nos cabia -, não havia livros suficientes para todos, as cadeiras nada conservadas... e por aí vai. Ao ver a construção do novo colégio estadual em nosso distrito, vejo que se trata da construção de um grande sonho. A construção dele é uma conquista nossa (dos alunos e professores), o mérito é todo nosso.

Recentemente, vi uma postagem no blog do Partido dos Trabalhadores (PT) de Coreaú, onde o Prof. Zé Maria abordava as conquistas dos alunos da comunidade do Mota. Sabemos nós que esta comunidade apresenta em seu bojo grandes problemas de cunho social - jovens que engravidam precocemente, incidência de alcoolismo, violência etc. Felizmente, esta realidade vem sendo modificada graças à educação, sem a qual não há transformação social.

E para isto precisamos que nossos “caciques” municipais participem mais dessas realidades, ao que me parece paralela a realidade deles, pois, historicamente nosso município sofre com um extremo abandono, e isto se reflete nas mais diversas áreas sociais: da educação à limpeza citadina, bem como preservação e conservação de nosso patrimônio público, para exemplo disso é só visitar nosso Mercado Público Municipal, que se encontra em situação precária. Infelizmente, nosso povo, parece estar alheio a todos esses problemas; os universitários – força acadêmica de Coreaú – contentam-se com toda essa realidade; poucos intencionam uma mudança para a velha Palma. SE CONTINUARMOS ASSIM, NOSSA VELHA PALMA NÃO PASSARÁ DE UMA “VELHA” E ABANDONADA CIDADE.

O que precisamos é de um NOVO COREAÚ, com novas administrações, livres do nepotismo, da desqualificação, do desinteresse para com as demandas reais do povo coreauense. Não precisamos de gestores públicos municipais descompromissados com o povo e o desenvolvimento de nossa cidade.

Estamos em ano eleitoral. Temos em nossas mãos o poder de eleger, de transformar, e nos livrarmos de contornarmos todo este legado histórico, de muitos mandatários que não priorizaram em suas administrações: A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, ENFIM, A TRANSFORMAÇÃO QUE NOSSO MUNICÍPIO TANTO NECESSITA.

Gleiciane Albuquerque 
Acadêmica de História pela UVA

domingo, 8 de janeiro de 2012

Coreaú de novo padre, esperança de Igreja renovada

Depois de cerca de quinze anos de gestão da paróquia de Coreaú por Pe. Nery, enxergo com ótimos olhos sua substituição por Pe. Lucione, pois agora surge a esperança de que a Igreja aqui possa ter uma postura mais coerente com o verdadeiro Cristianismo, que não se resume à meras repetições ritualísticas ou edificações de tijolo e pedra.

Na realidade, esses quinze anos foram de retrocesso pastoral, onde se deu demasiada atenção às elites de nosso município e pífia importância à ação social da Igreja. Quantas foram as vezes em que o vi sentado no banquete dos poderosos, distribuindo migalhas à população? Quantas foram as vezes em que a Igreja de Coreaú serviu, durante mesmo a Festa de Nossa Senhora da Piedade, para gloriar a caridade falsa das elites? (Mateus 6,2)

Sou cristão, sou católico, defendo o ecumenismo, e não tolero a hipocrisia. Não tolero uma igreja que fuja tanto de sua origem, do Jesus simples, que foi julgado por acolher aqueles que ninguém acolhia. Rodeado de prostitutas, de mendigos, de ladrões, andava pelas ruas pregando o evangelho da libertação, e, ao olharem para ele, perguntavam-se: como pode ser o filho de Deus, um mero carpinteiro, amigado aos marginais? É nesse Cristo que acredito: no Deus que se faz homem, homem empobrecido, e que por questionar as injustiças, ameaçar o poder de alguns, morreu, e de morte de cruz, a pena mais humilhante. (Filipenses 2,8)

Não acredito na Igreja do sepulcro caiado. Reforma em estrutura física é aspecto secundário. Porque Igreja  é muito mais. Igreja é comunidade.

Sermão bonito não basta. Palavras lançadas ao vento são fáceis de fazer. Difícil é ter vida coerente. Não digo vida de santo no sentido de perfeição, mas vida de simplicidade, de humildade e de entrega. (Lucas 1, 52)

Pouco importa títulos e mais títulos concedidos por homens, meros homens. O Deus que acredito não é Deus de títulos. O Deus que acredito é o Deus dos pequeninos. (Mateus 25, 40)

Novo ano, espero que também o início de uma revolução boa em nossa Igreja, amornada durante tanto tempo. Que o verdadeiro fogo do espírito nos incendeie, tornando-nos conscientes e atuantes, para nos livrar das amarras que tornam mulheres e homens alienados e excluídos, e que a outros aprisionam na soberba e ambição. 

Benedito Gomes Rodrigues

Troca de experiências, construção de projetos

Estivemos reunidos ontem (07.01) com os companheiros Benedito Paulo e Francisco, ambos conterrâneos nossos que acabaram migrando para o Norte, sendo hoje cidadãos de Roraima. Têm um trabalho já bem consolidado com a juventude, tanto através da PJ (Pastoral de Juventude) como pela JPT (Juventude do Partido dos Trabalhadores). Benedito Paulo foi fundador e secretário estadual da JPT por lá e atualmente é assessor da PJ de Roraima.

Discutimos um pouco acerca do desafio que é trabalhar com a juventude nos dias atuais, onde se aponta a mesma como uma geração perdida, alheia à política, em meio a uma cultura de massas que impõe padrões de consumo, reduzindo as pessoas ao seu poder de compra, e que superficializa as relações humanas e a solidariedade para com o bem comum.

Participantes da reunião. Foto de Hélio Costa.
Inseridos nesse contexto geral, afora as questões mais específicas de nossa região, sobretudo a problemática de corrupção eleitoral que ainda se mostra como preponderante dificuldade, percebe-se a necessidade de trabalhar a juventude, garantindo o prosseguimento e fortalecimento das ações do partido, tendo sempre como base os anseios populares.

Se outrora o PT tinha sua força em nosso município mais forte entre os trabalhadores rurais, através da organização comunitária, hoje aparece no quadro de militantes um número considerável de jovens, estudantes, pessoas que veem a situação lamentável em que se encontra Coreaú e querem lutar para contorná-la. De certo que são ainda poucos ante à totalidade de jovens do município, no entanto há muitas potencialidades de crescimento.

Em ano eleitoral, o Partido dos Trabalhadores de Coreaú já inicia suas atividades. Embora, devido a correria na organização, poucos estivessem presentes na primeira reunião do ano da JPT, tivemos uma discussão muito proveitosa, certamente geradora de rico aprendizado. E temos a convicção de que nos próximos momentos de formação e articulação da juventude engajada contaremos com mais companheiros, ainda mais as companheiras, que não estavam, infelizmente, representadas nessa primeira ocasião.

E seguiremos construindo um projeto popular para o nosso município, com a força da juventude, com a força dos trabalhadores!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Convite: Reunião da Juventude do PT, em Araquém


Companheiros (as) da Juventude do Partido dos Trabalhadores e simpatizantes do município de Coreaú,

Convidamos-lhes por meio deste para nossa primeira reunião no ano de 2012, a ser realizada na sede da AEDI (Associação para Educação e o Desenvolvimento Integrado) de Araquém, às nove da manhã, sábado (07 de janeiro). Contaremos com a presença especial do companheiro Benedito Paulo, conterrâneo nosso, secretário estadual da JPT de Roraima e assessor da PJ (Pastoral da Juventude), contando um pouco de sua experiência enquanto militante e também nos apresentando as resoluções do 2º Congresso Nacional da Juventude Partido dos Trabalhadores. Precisamos também discutir nossa agenda de atividades pra esse ano eleitoral.

Contamos com a presença de todos (as).

Atenciosamente,
Marcelo Ângelo de Lima
Secretário Municipal de Juventude do PT

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página