terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO: DA QUANTIDADE À QUALIDADE

Frei Betto*

A presidente Dilma promete priorizar a educação. No Brasil, apenas 10% da população concluíram o ensino superior; 23% o médio, e 36% não terminaram o fundamental. O ministro Fernando Haddad se compromete a adotar tempo integral no ensino médio, combinando atividades curriculares com aprendizado profissionalizante.
São promessas às quais se soma a de aplicar 7% do PIB na educação (hoje, apenas 5,2%, cerca de R$ 70 bilhões).

O governo Lula avançou muito na área: criou 14 novas universidades públicas e mais de 130 expansões universitárias; a Universidade Aberta do Brasil (ensino à distância), cuja qualidade é discutível; construiu mais de 100 campi universitários pelo interior do país; criou e/ou ampliou Escolas Técnicas e Institutos Federais e, através do PROUNI, possibilitou a mais de 700 mil jovens o acesso ao ensino superior.

ENTIDADES QUEREM POLÍTICA DE JUVENTUDE ARTICULADA COM DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

O 4º Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, que aconteceu nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, em conjunto com a 7ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), promoveu um debate produtivo a respeito do tema e aprovou uma carta aberta à presidenta Dilma Rousseff..

Leia abaixo o documento resultante do debate:

Carta Aberta à Presidenta Dilma Rousseff

Por uma política de juventude articulada com o desenvolvimento do Brasil

Nós entidades, organizações do movimento juvenil brasileiro e ativistas das políticas públicas de juventude, reunidos em mais uma edição do Diálogo Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis avaliamos que por muito tempo o Estado Brasileiro tratou a temática juvenil de forma meramente reativa. Nos últimos anos, no entanto, o tema ganhou maior visibilidade devido à organização e esforço de movimentos juvenis, forças políticas e sociais que produziram relevantes iniciativas.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Ensino Médio de Araquém transforma realidade da comunidade de Mota

A Comunidade de Mota, localizada a 12 quilômetros da sede do distrito de Araquém, sempre esteve nos noticiosos e na boca do povo. Era, até recentemente, conhecida como uma terra de famílias pobres, numerosas e de homens valentes e dados ao consumo de bebidas alcoólicas e a uma boa briga. Se fizeres uma consulta nos arquivos do Fórum de Coreaú e/ou no Departamento Policial encontrará farta documentação relatando os inúmeros casos de lesão corporal e homicídios praticados nessa pequena comunidade.

Mas essa realidade vem mudando, uma parcela significativa dos jovens do Mota tem trocado a “peixeira” pela caneta. Anualmente, dezenas de garotos da região do Mota frequentam aulas no Ensino Médio aqui em Araquém, onde não só entram em contato com os conhecimentos historicamente construídos e sistematizados nos livros, como, principalmente, recebem aulas de formação cidadã e humana.

Percebemos claramente as mudanças daí decorrentes, entre as quais podemos citar o adiamento na formação de uma nova família, a redução do número de filhos por casal, a diminuição considerável de consumo de álcool, tabaco e outros tipos de drogas e o desejo pela continuação dos estudos. Prova disso é que alguns “teimosos” já se arriscam a entrar na universidade. Com a aprovação de Antonio Cleudes de Souza Araújo, Francisco Edilson Silva de Sousa (Letras) e José Aldy Carvalho da Silva (Ciências Sociais) chegam a onze os universitários do Mota.

Professor Zé Maria

Vestibular 2011.1: Araquém aprova quinze

Divulgados os resultados do vestibular 2011.1, nenhuma surpresa para nós. Mais uma vez Araquém fez bonito e emplacou quinze aprovações.

Esse feito mostra que, mesmo vivendo em um município pessimamente administrado e onde a maioria de seu povo já não consegue discernir o certo do errado, o bom do ruim, não consegue perceber o abismo que se encontra diante dos seus pés, com trabalho e dedicação é possível fazer diferente e vencer.

Parabéns ANTONIA ILANY MENEZES TELES, ANTONIO CLEUDES DE SOUZA ARAÚJO, COSMA SILVA DE ARAÚJO, CRISTIANE SILVA DE ARAÚJO, DIVINA GALDINO DO ESPÍRITO SANTO, ERNANDES RODRIGUES VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE, FRANCISCA LIMA DE MENEZES, FRANCISCO ALAN DE SOUSA, FRANCISCO EDILSON SILVA DE SOUSA, FRANCISCO FÁBIO MENEZES CARDOSO, FRANCISCO GLEYSON PAULO, ISRAEL RODRIGUES DA SILVA, JÂNIO TELES CARDOSO, JOSÉ ALDY CARVALHO DA SILVA e REGIANE GOMES MARTINS.

Que na universidade consigam adquirir conhecimento que possam ser úteis na construção de um mundo mais justo e humano. E não esqueçam que nossa terra precisa de homens e mulheres competentes e decentes para que possamos resgatar a capacidade de nos orgulharmos da terra que nos viu nascer. Coreaú ainda tem jeito.

Professor Zé Maria.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

RECORDE HISTÓRICO: BRASIL GEROU MAIS DE 2,5 MILHÕES DE EMPREGOS FORMAIS EM 2010

Publicado no BLOG DO PLANALTO

Durante o programa Bom Dia, Ministro, na sede da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em Brasília (DF), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, fez um balanço sobre a geração de empregos formais no Brasil que, em 2010, ultrapassou a marca de 2,5 milhões, um resultado histórico.

Até novembro do último ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a criação de empregos formais era de 2.544.457. O Caged de dezembro, com o acumulado do ano, será apresentado na próxima semana.

Para 2011, afirmou Lupi, a geração de novas vagas no mercado de trabalho deve superar a marca de 3 milhões, resultado da continuidade “do ciclo virtuoso”.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

I Encontro Feminino de Formação Política de Coreaú


Neste domingo, dia 09 de janeiro, realizou-se no distrito de Araquém, o I Encontro Feminino de Formação Política de Coreaú. Referido evento foi promovido pelo Partido dos Trabalhadores e contou com a participação de 34 jovens mulheres.

O tema do encontro foi Mais mulheres na política, mais política para as mulheres e foi coordenado pela professora Joziane Albuquerque, Secretária de Formação Política do PT coreauense e pela universitária Gleiciane Paulo. Entre os assuntos discutidos tivemos o que é ser mulher na sociedade atual, a mulher na História, mulher e mídia, a eleição de Dilma e a importância da participação da mulher na política.

Na avaliação final, todas as participantes foram unânimes em ressaltar a importância do mesmo e que novos encontros fossem promovidos.


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

VALOR DO MÍNIMO VIRA MOEDA DE TROCA PARA O PMDB

O salário mínimo virou moeda de troca política. Na fase de distribuição dos cargos de segundo escalão do novo governo, o PMDB encontrou uma forma de pressionar a presidente Dilma Rousseff: o partido agora ameaça exigir um reajuste maior do mínimo. A previsão do governo – reforçada na terça-feira 4 pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega – é de um aumento para R$ 540.

O valor, discutido há meses, parecia questão fechada, apesar da insatisfação de centrais sindicais. Apenas parecia. Quando a briga pelos cargos-chave de Correios, Infraero, Caixa, Funasa e outras empresas apertou, o partido do vice-presidente Michel Temer resolveu apertar a corada.

PATADA ECOLÓGICA

Roberto Malvezzi (Gogó)

A “pegada ecológica” dos 187 milhões de brasileiros está estimada em 2,4 hectares por pessoa ano. Já ultrapassou a demanda, considerada equilibrada, de 2,1 hectares. Como o Brasil é o décimo país mais desigual do planeta, é evidente que alguns poucos estão consumindo mais hectares do que a esmagadora maioria que mal consegue sobreviver.

Porém, o estrago feito pela média brasileira tem embutida à “patada ecológica” do rebanho bovino. A pecuária brasileira ocupa 172 milhões de hectares para 177 milhões de cabeça de gado. Cada boi, portanto, ocupa quase um hectare de terra, ou seja, quase 20% da superfície do país. Toda área ocupada pela agricultura não passa de 72 milhões de hectares. Portanto, a “patada ecológica” das boiadas representa quase 50% da “pegada ecológica” da média brasileira.

UMA REVOLUÇÃO AINDA POR FAZER

Leonardo Boff

Toda mudança de paradigma civilizatório é precedido por uma revolução na cosmologia (visão do universo e da vida). O mundo atual surgiu com a extraordinária revolução que Copérnico e Galileo Galilei introduziram ao comprovarem que a Terra não era um centro estável, mas que girava ao redor do sol. Isso gerou enorme crise nas mentes e na Igreja, pois parecia que tudo perdia centralidade e valor. Mas lentamente impôs-se a nova cosmologia que fundamentalmente perdura até hoje nas escolas, nos negócios e na leitura do curso geral das coisas. Manteve-se, porém, o antropocentrismo, a ideia de que o ser humano continua sendo o centro de tudo e as coisas são destinadas ao seu bel-prazer.

Se a Terra não é estável -pensava-se - o universo, pelo menos, é estável. Seria como uma incomensurável bolha dentro da qual se moveriam os astros celestes e todas as demais coisas.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

DE LULA PARA DILMA: PASSAGEM DA FAIXA CONCLUI A POSSE DA PRESIDENTA

Felipe Corazza

Após assinar o termo de posse e discursar no Congresso Nacional, a presidenta Dilma Rousseff foi encontrar, pela primeira vez, um Luiz Inácio Lula da Silva com o título de “ex-presidente”. No meio da tarde deste sábado 1, a presidenta passou em revista as tropas das Forças Armadas e, escoltada pelos Dragões da Independência, subiu a rampa do Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial.

Milhares de pessoas aguardavam na Esplanada dos Ministérios para acompanhar a transmissão do cargo de Lula para Dilma. O ex-presidente teve um destaque especial no discurso de posse que a presidenta fez no Congresso, sendo citado como “um presidente que mudou a forma de governar e levou o povo brasileiro a confiar mais em si mesmo e no próprio país”.

DILMA: COMPROMISSO É TRABALHAR PARA TORNAR O PAÍS DO TAMANHO DE NOSSOS SONHOS

Após receber a faixa presidencial do presidente Lula na rampa do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidente Dilma Rousseff discursou no Parlatório ao lado do seu vice, Michel Temer, enfatizando o seu compromisso em consolidar os avanços conquistados nos últimos oito anos.

“Eu estou feliz como raras vezes estive na minha vida”, disse ela, admitindo estar emocionada também pelo encerramento do mandato “do maior líder popular que este País já teve”. Dilma reconheceu que foram as importantes transformações que o País passou nos últimos oito anos que permitiu que a população ousasse em colocar, pela primeira vez na história do Brasil, uma mulher na Presidência da República.

domingo, 2 de janeiro de 2011

COREAÚ, O FUTURO NA BERLINDA...

Velha Palma, o tempo oferece, a todos, momentos de magia e simplicidade nos cenários do viver. Hoje, abri o arquivo das minhas lembranças e recordei-me de tantas coisas dos meus dias de menino e de adolescente na tua bucólica ambiência, vividos no decorrer das décadas de 1950 e 1960.

Eras, sim, provinciana, porém extremamente decente e elegante. Teus senhores e senhoras, embora pouco letrados, eram atentos ao cumprimento de seus compromissos, deveres e encargos. Tinham a noção do coletivo. Demonstravam zelo pelo patrimônio público. Lutavam pelo progresso e desenvolvimento do município. A cidadania resplandecia na sociedade de então, tendo como reflexo a serenidade e a seriedade nas atitudes, feitos e decisões. Tempos das canções, do respeito mútuo, da solidariedade e, acima de tudo, da responsabilidade social e da obediência às normas e aos códigos legalmente constituídos, sem esquecer os princípios cristãos e éticos que balizam uma comunidade.

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página