segunda-feira, 29 de novembro de 2010

NOVO SITE DA CORRENTE CONSTRUINDO UM NOVO BRASIL

Construindo um Novo Brasil (CNB) é uma corrente interna do PT, da qual fazem parte alguns dos principais ministros do nosso governo e o próprio Luiz Inácio Lula da Silva, entre outros quadros importantes.

A corrente nasceu em 1983, a partir do Manifesto dos 113, que buscou organizar o grande número de militantes que não se reunia em torno das tendências existentes, oriundas de vertentes da esquerda histórica.

O objetivo era alargar os horizontes e destravar o debate interno para dar conta dos desafios que se apresentavam à novíssima esquerda que nascia no Brasil e encontrava no PT seu principal canal institucional.

ESNOBADO PELO PSDB, PPS QUER FORMAR BLOCO DE OPOSIÇÃO COM O PV

Encolhido depois das eleições 2010 e esnobado por “aliados” como PSDB e DEM, o PPS vai propor ao PV formar um bloco de oposição ao governo na Câmara dos Deputados. A decisão foi debatida no sábado (27), em encontro do partido que reuniu mais de cem representantes do partido que participaram de encontro encerrado.

No encontro, o presidente da sigla, Roberto Freire, descartou definitivamente uma fusão com o partido tucano. “Não queremos fusão [com o PSDB]. Queremos discutir e propor a social-democracia”, reforçou Jungmann.

GOVERNO FEDERAL ENTREGA 30 ESCOLAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E 25 CAMPI DE UNIVERSIDADES

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Fernando Haddad, entregaram hoje (29) 30 escolas federais de educação profissional – 18 já em funcionamento e 12 com previsão para o início de 2011. Foram inaugurados ainda 25 campi ligados a 15 universidades federais.

A iniciativa faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e representa o avanço do Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni).

CAFÉ COM O PRESIDENTE: PRESIDENTE LULA VAI OFERECER TUDO O QUE O RIO DE JANEIRO PRECISAR PRECISAR PARA COMBATER O NARCOTRÁFICO

Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou Luciano Seixas, e começa agora o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. Olá, presidente, como vai? Tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, o senhor participou, na quinta-feira passada, de um seminário do Programa de Aquisição de Alimentos. Em relação a esse programa, a agricultura Hilda Maria Resende Santos, presidente da Associação Comunitária de Criadores de Caprinos, da cidade de Custódia, em Pernambuco, diz o seguinte: “As minhas palavras são de agradecimento, falo em nome de um povo sofrido. Se não fosse esse programa, as crianças não teriam um litro de leite para tomar. E se, hoje, elas vão bem na escola é porque tomam leite todo dia. Então, Pernambuco agradece ao presidente Lula. E mais...”, diz a D. Hilda, “... Estou certa que a presidente Dilma irá continuar o programa”. Então, presidente?

domingo, 28 de novembro de 2010

PT DEVE LIDERAR PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E APROFUNDAR DEBATE POLÍTICO IDEOLÓGICO

O PT terá papel central no aprofundamento do projeto de país iniciado no governo Lula e que continua a partir de 2011, com a presidente eleita Dilma Rousseff. Essa foi uma das principais conclusões do 2º Seminário Nacional da chapa O Partido que Muda o Brasil (PMB), encerrado neste sábado (27) em Guarulhos, São Paulo.

Entre as tarefas que cabem ao PT, na avaliação dos participantes, estão o combate à onda conservadora desencadeada pela direita durante a campanha eleitoral; a ampliação do debate ideológico junto à sociedade; a formulação de políticas que garantam a continuidade do crescimento com distribuição de renda; a elaboração de um sistema tributário mais justo e eficiente; a articulação de uma reforma que fortaleça os partidos, reduza o financiamento privado e ponha fim à judicialização da política; a realização de programas que atendam às necessidades das novas classes médias; e atenção especial para áreas como saúde, educação, segurança pública e Juventude.

Mais de 200 dirigentes nacionais, parlamentares e governantes petistas participaram do evento, que também contou com a presença de integrantes de outras correntes partidárias, como a Democracia Socialista, a Articulação de Esquerda e o Movimento PT.

PT LANÇA CARTILHA COM BALANÇO DAS ELEIÇÕES 2010

A Secretaria de Organização do PT lançou a publicação "O Brasil vai seguir mudando com Dilma". Baixe o arquivo em pdf e tenha mais informações sobre o crescimento do PT nas últimas eleições, inclusive no Ceará.

Faça o download da Cartilha com balanço das eleições 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

JOSÉ ALENCAR PASSA POR NOVA CIRURGIA NESTA MANHÃ

O vice-presidente José Alencar passa agora por uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal. A operação começou nesta manhã (sábado) no hospital Sírio Libanês (São Paulo).

Ontem um boletim médico divulgado mostrava seu quadro clínico como estável – o tratamento, ao que parecia, estava surtindo efeito no controle da doença. Porém deve-se notar a resistente precariedade física do paciente, fazendo-se necessária a interferência cirúrgica.

LULA, BLOGUEIROS E O MAIS IMPORTANTE: INTERNET INCOMODA MÍDIA CORPORATIVA

Na manhã desta quarta-feira, 24, a comunicação brasileira viveu um simbólico momento de transição. Em iniciativa praticamente inédita, um grupo de jornalistas que mantêm blogs políticos na internet (alguns sem vinculação com outros veículos de mídia) entrevistou o presidente Lula no Planalto, com transmissão ao vivo pela rede, por twitcam.

Formada por jornalistas que trabalham na chamada mídia alternativa – hoje em dia sinônimo de mídia de esquerda, tamanha a padronização conservadora dos veículos tradicionais -, a bancada entrevistadora articulou a conversa com o presidente em meados de agosto, após o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, aproveitando a oportunidade para também disseminar a revolução que as comunicações inelutavelmente viverão, com produção e transmissão de conteúdo ao alcance de qualquer cidadão minimamente equipado das atuais tecnologias.

ENCONTRO COM BLOGUEIROS NO PALÁCIO DO PLANALTO

terça-feira, 23 de novembro de 2010

CAFÉ COM O PRESIDENTE: INVESTIMENTOS NA INDÚSTRIA NAVAL E DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O programa de incentivo à indústria naval brasileira permitirá a construção de 49 embarcações em estaleiros no país. Destes navios, 46 já foram contratados e os investimentos chegam ao montante de R$ 5 bilhões. O assunto foi abordado pelo presidente Lula, nesta segunda-feira (22/11), no programa semanal de rádio “Café com o Presidente“. Lula participou, na sexta-feira (19/11), da cerimônia de lançamento ao mar do navio Sergio Buarque de Holanda, contratado pela Petrobras.

PRESIDENTE LULA VAI DAR A PRIMEIRA ENTREVISTA A BLOGOSFERA

Amanhã (quarta-feira) o presidente Lula concederá a primeira entrevista “da história deste país” à blogosfera. Solicitada por um grupo de blogueiros progressistas, ela já tem as presenças confirmadas de: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), Cloaca (Cloaca News), Conceição Lemes (Viomundo), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasilia Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador) e Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna). Outros dois blogueiros buscam desmarcar compromissos para se integrar ao grupo.

A CERTEZA DE QUE TODO MUNDO PODE

Seu Francisco e dona Itônia, que deixaram o Rio Grande do Norte para tentar dias melhores no Rio de Janeiro, estavam ansiosos na manhã da última sexta-feira (19/11). Na companhia dos cinco filhos, o casal chegou a um hotel em Copacabana, zona sul carioca, com uma finalidade importante: apresentar Luiz Inácio a Luiz Inácio. A família humilde pensou até que não entraria pela porta da frente do hotel cinco estrelas, mas estava lá dentro. Frente a frente com o presidente Lula que dedicou espaço na agenda para conhecer Luiz Inácio Matias da Silva, o Lulinha, batizado assim por sugestão do médico Álvaro após o nascimento do rebento, numa maternidade na capital fluminense.

LULA: UNIÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL FAZ A PONTE ENTRE EUROPA E AMÉRICA LATINA

Ao receber homenagem da Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite passada, que cabem críticas à colonização que Portugal fez no Brasil. Ressaltou, no entanto, que a cultura de paz dos brasileiros foi aprendida com os portugueses.

– Obviamente que a gente olha a colonização do Brasil e compara com a colonização de qualquer país do mundo, e a gente pode ter alguma crítica a Portugal. Mas a gente tem que dizer, foi com os portugueses que aprendemos a fazer tudo que fizemos em paz. Fazer independência sem ter uma guerra, fazer independência em um acordo proposto pelo próprio imperador não é para qualquer um, é só para um bom português. E acho que isso permeou a consciência do povo brasileiro – disse o presidente em cerimônia de comemoração dos 98 anos da câmara portuguesa, em São Paulo.

O presidente fez ainda um balanço dos investimentos entre os dois países nos últimos oito anos. Lula lembrou que a língua portuguesa pode representar uma porta de entrada tanto para o Brasil na Europa, por meio de Portugal, quanto para os portugueses acessarem os mercados da América Latina, por meio do Brasil.

GOVERNO DILMA TERÁ QUE APROVAR UMA REFORMA TRIBUTÁRIA, DIZ PAULO BERNADO

Para o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo de Dilma Rousseff tem obrigação de tentar aprovar uma reforma tributária. O fato de o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter conseguido apoio no Congresso Nacional para isso indica, segundo Bernardo, a dificuldade trazida pela questão.Na primeira parte da entrevista exclusiva à Rede Brasil Atual, o ministro fala sobre desafios colocados em relação ao sistema de impostos no país e sobre a Previdência Social.

EQUIPE ECONÔMICA DE DILMA SERÁ ANUNCIADA ATÉ QUINTA FEIRA (25)

A presidente eleita, Dilma Rousseff, deve anunciar até a próxima quinta-feira os nomes que irão comandar os ministérios da Fazenda e do Planejamento, além do Banco Central. De acordo com a assessoria de imprensa da presidente eleita, ela pretende anunciar a equipe econômica antes da viagem que fará a Georgetown, capital da Guiana.

Na viagem, Dilma participará de um jantar oferecido pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul) em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes de definir a equipe, Dilma se reúne com o presidente do BC, Henrique Meirelles.

O encontro entre os dois pode ocorrer hoje ou amanhã na Granja do Torto ou no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o governo de transição. A petista teria ficado contrariada com Meirelles por ele ter imposto condições, como a manutenção da autonomia na definição dos juros, para permanecer no cargo.

Nos bastidores, quatro nomes estão cotados para assumir a chefia da autoridade monetária. Alexandre Tombini, diretor de Normas do BC, seria uma solução caseira e é, atualmente, o mais cotado. Outras possibilidades são o presidente da Febraban e do Santander, Fábio Barbosa, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e o economista-chefe do Bradesco, Octávio de Barros.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve continuar no comando da pasta após a sugestão do presidente Lula. Hoje, ele almoçou com Dilma na Granja do Torto. Miriam Belchior é o nome mais cotado para assumir o Ministério do Planejamento.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

BRASIL AINDA ESTÁ LONGE DE ACABAR COM DESIGUALDADES, DIZ LULA

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (22) que o Brasil ainda está longe de acabar com as desigualdades, sobretudo as raciais. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou a comemoração do Dia da Consciência Negra no último sábado (20).

Lula destacou a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) durante seu governo e elogiou iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que conta atualmente com 40% dos bolsistas negros.

“Acho que estamos avançando. Os quilombolas estão sendo reconhecidos, os quilombos estão sendo legalizados e a gente está criando condições de não haver, definitivamente, mais discriminação no Brasil”, disse. “Estou convencido de que nós fizemos muito, mas estou convencido, também, de que ainda falta muito a ser feito”, completou.

Para o presidente, é preciso que haja uma “evolução” na consciência política de cada brasileiro, além de aperfeiçoamento da legislação e de punição rigorosa, para que o combate à discriminação avance no país.


Edição: Lílian Beraldo

ORÇAMENTO AGUARDA DILMA PARA DEFINIR SALÁRIO MÍNIMO PARA 2011

A semana de trabalho em Brasília começa em compasso de espera na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. O relator-geral do Orçamento de 2011, senador Gim Argello (PTB-DF), cumpre os prazos formais do trabalho enquanto aguarda posição da presidente eleita Dilma Rousseff em relação a diversos itens, entre eles o valor do novo salário mínimo. Na Câmara, 10 Medidas Provisórias (MPs) trancam a pauta de votação, enquanto o Senado mantém uma pauta de votações sem temas polêmicos.

ESTUDANTE DE DIREITO É VÍTIMA DE RACISMO NA PUC DE SÃO PAULO

- A estudante do último ano de direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) Meire Rose Morais sofreu ofensas com conteúdo racista de uma colega de sala. De acordo com ela, as agressões se deram em uma lista de e-mails. Meire relata que é comum os bolsistas negros do Prouni serem tratados de maneira preconceituosa.

“Ela manda os e-mails com vários contextos que discriminam a questão racial: ‘esse creme que você usa para emplastar seu cabelo’. Ela faz uma ofensa pelos elementos raciais que eu possuo. Eu tenho o cabelo crespo, cacheado e para ele não armar muito eu passo bastante creme.”

PRESENÇA DE LULA NA ÁFRICA É TRATADA COMO ACONTECIMENTO HISTÓRICO

A recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Moçambique colocou o Brasil na primeira página dos jornais do país por mais de uma semana. “Entre Moçambique e Brasil: crise mundial não afeta cooperação econômica”, escreveu o diário estatal Notícias. No semanário A Verdade, um dos destaques era “Brasil vai continuar com a política de aproximação a África”.

O tratamento dispensado ao continente rendeu um artigo do colunista Belisário Cumbe no jornal O País, no qual ele lembra que, em oito anos, o presidente esteve em 27 países africanos, em 12 viagens. “Superou o presidente chinês Hu Jintao, que visitou 19 em oito viagens, desde que assumiu o cargo a 15 março de 2003”, escreve o articulista, que lembra que, apesar do esforço institucional brasileiro, “a balança comercial entre a China e o continente africano é seis vezes superior a estabelecida entre a África e o Brasil”.

sábado, 20 de novembro de 2010

VÍDEO - PROBLEMA DE ÁGUA NO DISTRITO DE UBAÚNA

"A GUERRA SE DEU ENTRE O PRECONCEITO E A VERDADEIRA INFORMAÇÃO" ENTREVISTA DE MARILENA CHAUÍ PARA CARTA MAIOR

CARTA MAIOR: Qual sua avaliação sobre a cobertura da chamada grande mídia brasileira nas eleições deste ano? Na sua opinião, houve alguma surpresa ou novidade em relação à eleição anterior?

MARILENA CHAUÍ: Eu diria que, desta vez, o cerco foi mais intenso, assumindo tons de guerra, mais do que mera polarização de opiniões políticas. Mas não foi surpresa: se considerarmos que 92% da população aprovam o governo Lula como ótimo e bom, 4% o consideram regular, restam 4% de desaprovação a qual está concentrada nos meios de comunicação. São as empresas e seus empregados que representam esses 4% e são eles quem têm o poder de fogo para a guerra.

DUAS MULHERES - DUAS ABOLIÇÕES?

É fato notável a ascensão de mulheres, em muitos países do mundo, ao status de chefes de Estado e de governo. Isso revela uma mutação do estado de consciência que se está operando no interior da humanidade. Foi mérito principal da reflexão feminista que já possui mais de um século inaugurar esta transformação. As mulheres começaram a se ver com os próprios olhos e não mais com os olhos dos homens. Descobriram sua identidade, sua diferença e a relação de reciprocidade e não de subordinação frente aos homens. Produziram talvez a crítica mais consistente e radical da cultura, marcada pelo patriarcalismo e pelo androcentrismo.

VÍDEO DO DISCURSO DE DILMA EM REUNIÃO DO DIRETÓRIO NACIONAL



sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DILMA SE EMOCIONA NO DN: EU VI UM PT VIVO E ATUANTE EM TODO PAÍS

Na abertura da reunião do Diretório Nacional do PT nesta sexta-feira (19), em Brasília, a presidenta eleita Dilma Rousseff se emocionou e também provocou emoção nos presentes ao fazer um agradecimento à militância petista. Dilma chorou ao relembrar que em todas cidades em que chegava, já no aeroporto ela sempre via "primeiro uma bandeira, uma camiseta, mas, sobretudo, a solidariedade dos militantes".

"É para este partido que apresento a minha gratidão e o meu reconhecimento", disse ela, emocinada. Ela afirmou que durante toda a campanha eleitoral ela viu um "partido vivo, atuante e combativo em todo o país" que contribuiu decisivamente para construir a vitória na disputa.

Dilma afirmou que dependerá do apoio, da maturidade e da compreensão do PT para construir o consenso político em torno do projeto nacional iniciado pelo governo Lula, juntamente com a coligação de partidos que irá governar o paísa partir de 1º de janeiro.

De acordo com ela, a herança bendita do presidente Lula colocará para o novo governo um grande desafio. "As nossas conquistas não podem se repetir, sob pena de não honrarmos o nosso compromisso de transformar este país. Devemos ir em frente e aprofundar o que conquistamos", enfatizou ela.

Dilma também conclamou militantes e dirigentes petistas a criar um clima de unidade nacional e reafirmou o seu desejo de governar para aqueles que apoiaram o seu nome e também para os que não apoiaram. Para ela, "se disputa na eleição e constroi-se a unidade no ato de governar".

A presidenta eleita deixou claro o seu otimismo para com o Brasil. "Sem sombra de dúvidas, nas próximas décadas temos o grande desafio de transformar este país, com justiça social que implica na erradicação da miséria e onde os 186 milhões de brasileiros possam ser integrados às riquezas que iremos produzir", disse.

Assista a fala de Dilma Rousseff pela TVPT:



FAO ASSINA CONVÊNIO PARA RECUPERAR ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA

O representante da Organização das Nações Unidas no Brasil (FAO), Hélder Muteia, assinou nesta quarta-feira (17), o convênio que visa recuperar áreas degradadas e ociosas na região conhecida como "Arco do Desmatamento" na Amazônia. O acordo foi feito juntamente com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O Arco do Desmatamento abrange os estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Amapá, Rondônia e Roraima. Na ocasião, Hélder Muteia afirmou que "a ação é um passo importante para uma progressiva recuperação de áreas degradadas para que elas possam não só dar uma contributo econômico, mas também garantir uma maior sustentabilidade ambiental". Para Muteia, "a iniciativa ganha maior importância tratando-se da região da Amazônia que como sabemos é um bioma com características e funções únicas no campo do equilíbrio ambiental."

LIDERANÇAS PETISTAS DO CEARÁ PARTICIPAM DE REUNIÃO COM O DIRETÓRIO NACIONAL

A presidenta do PT Ceará, Luizianne Lins, e outras lideranças petistas do Estado participam nesta sexta-feira (19), em Brasília, de reunião do Diretório Nacional do PT.

A presidenta do PT Ceará, Luizianne Lins, e outras lideranças petistas do Estado participam nesta sexta-feira (19), em Brasília, de reunião do Diretório Nacional do Partido.

Na pauta do encontro, avaliação dos resultados das eleições 2010 e debate sobre a conjuntura política do País tendo como foco a vitória de Dilma e a eleição da maior bancada de deputados federais e senadores do do PT.

DILMA QUER REDUÇÃO DA META DE ERRADICAÇÃO DA POBREZA EM DOIS ANOS

A presidente eleita Dilma Roussef reuniu nesta quinta (18), no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, especialistas para discutir uma de suas principais propostas de governo: a erradicação da pobreza. Em condições normais, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) projeta que o fim dessa situação no país deverá ocorrer em 2016.

Dilma quer antecipar essa meta em dois anos. Para isso, propõe ampliar o Bolsa Família e intensificar programas sociais para moradores de rua, indígenas e quilombolas.

PROMOTOR QUE PERSEGUE TIRIRICA É INVESTIGADO PELA CORREGEDORIA

O promotor Maurício Antonio Lopes é alvo de um inquérito na Corregedoria do Ministério Público de São Paulo que visa apurar possíveis excessos do promotor Maurício Antonio Lopes no processo contra o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca. A investigação é originária de uma representação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), instância de controle externo das atividades do Ministério Público.

Na opinião do conselheiro do CNMP Bruno Dantas, autor da representação, o promotor é signatário de “manifestações públicas inadequadas, exageradas e preconceituosas” contra o dublê de humorista e parlamentar, eleito com mais de 1 milhão de votos no Estado de São Paulo. Na avaliação do conselheiro, o promotor “optou pela desmoralização pública do candidato eleito, em vez de pautar sua atuação na técnica processual, como faz a maioria dos membros do Ministério Público que não depende dos holofotes”.

DILMA PARTICIPA DE REUNIÃO COM O DIRETÓRIO NACIONAL NESTA SEXTA, EM BRASÍLIA

A presidenta eleita Dilma Rousseff participa na manhã desta sexta-feira (19) da reunião do Diretório Nacional do PT, em Brasília. Dilma falará durante a abertura dos trabalhos.

Os membros do DN farão uma análise do desempenho do partido nas eleições de 2010, além de debater a conjuntura política. Deverá ser aprovada uma resolução no final do encontro.

Ontem (18), a Comissão Executiva Nacional realizou reunião na sede do partido para preparar o encontro de hoje do diretório.

A reunião está marcada para as 10 horas no Centro de Convenções Brasil 21, no Plano Piloto da capital federal.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PMDB MONTA "BLOCÃO" MAS TERGIVERSA SOBRE DISPUTAR CÂMARA COM PT

Mesmo antes da posse dos novos deputados, marcada para 1º de fevereiro de 2011, cinco partidos oficializaram nesta terça-feira (16) a formação de um blocão, que contará com 202 deputados federais, 55 deputados a menos que a maioria da Câmara. O bloco será formado por partidos de centro-direita PMDB, PP, PR, PTB e PSC.

Com isso, o PT, que elegeu a maior bancada (88 deputados), passa a ser a segunda força parlamentar na Câmara. De acordo com a tradição da Casa, a maior bancada ou bloco partidário indica o candidato à presidência da Câmara.

GOVERNO JÁ ADMITE R$ 550,00 COMO PISO

À custa de alguma pressão, foi marcada para amanhã a reunião do governo com as centrais sindicais que dará início aos entendimentos sobre o novo valor do salário mínimo para 2011. A proposta oficial do governo é R$ 540, mas integrantes do Executivo já acenaram com R$ 550, que na prática virou piso das negociações. Os representantes dos trabalhadores vão insistir em R$ 580. Para atendê-los, o governo terá de arranjar mais R$ 12 bilhões para bancar os gastos adicionais da Previdência Social.

TIPOS DE CARISMA: DA CABEÇA (LULA) E DAS MÃOS (DILMA)

Leonardo Boff*


O Brasil conheceu ultimamente duas rupturas de magnitude histórica: elegeu um operário presidente e, em seguida, uma mulher, filha de imigrantes búlgaros, resistente da ditadura militar e testada na tortura. Isso não é sem significação. Depois de 503 anos sem alternância no poder, tempo em que as elites dominaram neste país, criaram-se as condições concretas políticas e sociais para romper esta continuidade. Um filho da pobreza, Lula, irrompeu com um carisma avassalador que modificou o cenário político brasileiro.

LULA PARTICIPA DA ÚLTIMA REUNIÃO DO ANO DO CONSELHO NACIONAL DE ECOSOL

O presidente Lula participará da última Reunião do ano do Conselho Nacional de Economia Solidária que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro. Na ocasião o Conselho entregará ao presidente o relatório final da II Conferência Nacional de Economia Solidária. O presidente assinará dois decretos importantes para o avanço da inserção da economia solidária nas políticas públicas do Estado Brasileiro: o Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC) e Sistema Nacional de Comercio Justo e Solidário (SNCJS) . A solenidade de entrega dos documentos ao presidente Lula está prevista para o primeiro dia de reunião.

DILMA CONVOCA ASSESSORES E MINISTROS PARA REUNIÃO NA GRANJA DO TORTO

A presidente eleita Dilma Rousseff reuniu-se, nesta terça-feira, com a coordenadora-geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Miriam Belchior, o ministro dos Transportes, Paulo Passos e um dos coordenadores da transição, o deputado Antonio Palocci (PT-SP), na Granja do Torto, residência oficial da candidata vitoriosa desde a noite passada. Cotada para ocupar o Ministério do Planejamento, Belchior entrou sem dizer qual era a pauta do encontro.

– Vou descobrir lá dentro – disse ao chegar à Granja do Torto, sem confirmar ou negar a indicação para o ministério.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

LULA: BRASIL CRESCE E NÃO PODE SER PREJUDICADO POR PROBLEMAS DOS EUA E DA EUROPA

As considerações do presidente foram feitas em cima do encontro, na Coréia do Sul, dos países do G-20, que reúne as maiores economias do planeta. Lula comentou a existência de um desequilíbrio mundial por conta do baixo crescimento das economias européias, norte-americana e japonesas, em contraposição ao alto crescimento da China, do Brasil, da África e da América Latina.

Para ele, “prevaleceu a maturidade, prevaleceu o bom senso, prevaleceu a compreensão de que, hoje, o mundo é interdependente”. Ou seja, “se os americanos tomarem uma medida econômica para tentar resolver um problema dos Estados Unidos, eles têm que pensar o reflexo disso na China, no Brasil, na Argentina, na Alemanha, na França e em um país africano”. Se não for assim , Lula advertiu que “nós estaremos matando o multilateralismo”.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OPINIÃO: ASSIM NÃO PODE FICAR

Por Benedito Gomes

Período eleitoral, um político chega a sua casa lhe oferecendo uma suposta “ajudinha” e você, como quem não quer nada, aceita de bom grado, achando isso a coisa mais natural do mundo. O candidato se elege, esquece de você e da maioria da população, e segue seu mandato sem gerar emprego, sem desenvolver políticas públicas verdadeiras, enfim, governando somente para os apadrinhados e para os interesses pessoais dele. Será que essa “ajudinha” foi realmente uma ajuda? Será que o esperto desta história foi você ou aquele que investiu milhões na campanha e que agora quer mais é compensar o investimento desviando o dinheiro que deveria ser empregado em ações benéficas para o povo?

Petistas se reúnem para decidir atuação em Coreaú

Ontem (14 de novembro) aconteceu no distrito de Araquém reunião para definição do plano de atuação petista em Coreaú; entre os principais tópicos estavam a campanha de filiação, PED-2011 (iniciação das discussões sobre os nomes e propostas para a próxima direção partidária), campanha de divulgação do PT, utilização do site, formação de quadros, atuação petista na sociedade e eleições 2012.

DILMA DEVE ANUNCIAR EQUIPE ECONÔMICA NESTA SEMANA

A presidente eleita Dilma Rousseff deve anunciar até o fim desta semana – provavelmente no sábado (20) – os nomes da equipe econômica do seu governo. A data foi fechada há poucos dias.

O objetivo é anunciar o quanto antes para evitar muitas especulações numa área tão sensível como essa. Alem de se tratar de cargos sensíveis, Dilma faz questão de ressaltar que eles fazem parte de sua cota pessoal e que não está disposta a negociar essas posições.

domingo, 14 de novembro de 2010

MOVIMENTOS SOCIAIS E RELIGIOSOS HOJE SÃO OBJETOS DA POLÍTICA

*Paulo César da Rosa

O final do século passado foi o melhor momento para os movimentos sociais no Brasil. Sindicatos e movimentos tinham bandeiras a defender e bases dispostas a lutar. Foi, também, o melhor momento da religiosidade popular. Comunidades eclesiais de base, pastorais operárias, e organizações que misturavam a fé com a luta contra a opressão e a esperança numa vida melhor, tinham larga audiência no Brasil pós-Ditadura Militar.

sábado, 13 de novembro de 2010

BEM DISPOSTO, JOSÉ DE ALENCAR RECEBE VISITA DE LULA E DILMA E POSA PARA FOTOS

Internado desde o dia 25 de outubro para tratamento de suboclusão intestinal com quimioterapia, o vice-presidente José Alencar recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da sua sucessora, Dilma Rousseff, na manhã deste sábado. Bem disposto, Alencar posou para fotos com os dois em seu quarto no Hospital Sírio Libanês.
Na tarde de quinta-feira, Alencar apresentou mal-estar e teve enfarte agudo do miocárdio. O vice-presidente foi imediatamente submetido a um cateterismo. Pelo quadro estável, Alencar foi transferido da UTI para a unidade coronária semi-intensiva, segundo boletim médico. Não há previsão de alta.

Lula desembarcou no aeroporto de Congonhas às 9h20, da viagem feita à Coreia do Sul, e logo seguiu para o hospital.

GOVERNO DEVE PROPOR MÍNIMO DE R$ 550; CENTRAIS PEDEM R$ 580

Em acordo com a presidente eleita Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer fixar em no máximo R$ 550 o valor do salário mínimo no próximo ano. Isso daria um aumento real de 2,2% – abaixo dos 7,7% reivindicados pelas centrais sindicais, que propõem um piso de R$ 580.

Na sexta-feira (12), em reunião na sede da CTB, as seis centrais sindicais decidiram fechar um fechar um discurso unificado para o mínimo a partir de 2011, dando continuidade à política de valorização iniciada no governo Lula. Nos últimos anos, o reajuste foi baseado no cálculo que leva em consideração o crescimento do PIB e a inflação do ano anterior.

O PALHAÇO TIRIRICA LEU E ESCREVEU

1.353.000 brasileiros teclaram o seu número de candidato a deputado federal e apertaram a tecla confirma na última eleição – e assim Francisco Everardo Oliveira Silva elegeu-se como o nome mais votado do País para a Câmara. Silva é o palhaço Tiririca e aí veio a dúvida, talvez porque palhaço viva de fazer graça: aquele que o povo mais quer ver no Parlamento saberá ler e escrever? No Brasil, analfabetos não são elegíveis e por isso na quinta-feira 11 ele foi submetido pelo TRE de São Paulo a um teste no qual leu manchetes de jornais e fez um ditado de 18 palavras – segundo o promotor eleitoral Maurício Lopes, acertou seis. O TSE considera alfabetizado quem tem índice de acerto de 30%. Tiririca teve. Para o presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme, ele “deu conta”. Ou seja: será diplomado deputado. Pode, porém, complicar-se mais tarde: contra Tiririca há a acusação de omissão de bens e de ter mentido quando disse que era sua a letra que consta de seu pedido de registro eleitoral.

"É PRECISO ENFRENTAR O LATIFÚNDIO, A MONOCULTURA E O AGRONEGÓCIO", AFIRMA JAIME

Por Vanessa Ramos

Da Página do MST

Dilma Rousseff promete não criminalizar movimentos sociais, mas o que de fato deve-se esperar da presidenta eleita? Será que a Reforma Agrária terá condições de avançar durante o novo governo? Essas e outras questões políticas têm deixado muita gente preocupada. No entanto, ao afirmar a necessidade de se fazer uma "revolução no campo", Dilma responde aos anseios dos trabalhadores rurais brasileiros. Em outras palavras, essa eleição deu um novo ânimo para as lutas sociais do país.

Para Jaime Amorim, integrante da coordenação nacional do MST em Pernambuco, a vitória de Dilma demonstra que o Brasil tem, sobretudo, uma militância disposta a lutar e a defender as suas conquistas. Por isso, movimentos sociais e grupos de esquerda se mobilizaram e foram para as ruas a fim de garantir a derrota do PSDB durante o segundo turno.

DESAFIOS E AMEAÇAS PARA GIGANTES

Dois membros do governo Lula atacaram dois esteios do sistema capitalista global: a OTAN e o dólar como padrão internacional. Nelson Jobim, Ministro da Defesa, criticou a pretensão da OTAN de arvorar-se a intervir também no Atlântico Sul desconhecendo o status jurídico de países como o Brasil que tem 350 milhas de sua plataforma continental sob sua soberania. Já Meirelles, presidente do Banco Central, seguindo o ministro Guido Mantega, atacou a permanência do dólar como moeda padrão internacional, defendendo a idéia de uma nova moeda de referência.O curioso é que os dois são tidos como da cota conservadora do governo Lula. O artigo é de Beto Almeida
Beto Almeida

O LOBISOMEM E O CORONEL

Esta é uma animação que se baseia em uma história contada a partir da tradicional literatura de cordel nordestino. O conflito entre “O Lobisomem e o Coronel” é uma alegoria que conta os desmandos da difícil vida de um sertanejo que convive com o coronelismo.

Em uma realidade em que os animais são tratados como gente e os seres humanos tratados como animais, a figura meio homem, meio lobo torna-se a vingança do nordestino faminto e sem terra contra o poder do Coronel.

A direção da animação é de Elvis Kleber e Ítalo Cajueiro. O roteiro é de Ítalo Cajueiro. A produção: Exemplus Tv


JOSÉ ALENCAR VOLTA A SENTIR DORES NO ABDOME EM HOSPITAL EM SÃO PAULO

O vice-presidente José Alencar, internado há 18 dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar de uma obstrução no intestino, provocada por um câncer contra o qual ele luta desde 2006, voltou a sentir dores no abdome nesta sexta-feira. Os médicos ainda não sabem avaliar se é consequência do infarto que ele sofreu ontem ou do câncer que ele tem combatido. As informações são do Jornal Nacional.

José Alencar apresentou na quinta-feira um quadro de mal-estar, tendo sido diagnosticado infarto agudo do miocárdio. Ele foi submetido a um cateterismo, que não mostrou obstruções arteriais importantes. Alencar encontra-se internado na UTI Cardiológica do Hospital Sírio-Libanês.

LULA ASSEGURA QUE DILMA NÃO RECEBERÁ HERANÇA MALDITA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira em seu discurso na reunião do G20, na Coreia do Sul, que não deixará para sua sucessora Dilma Rousseff, que o acompanha na viagem à Ásia, uma “herança maldita” como a que recebeu ao assumir a Presidência, em 2003.

– A presidenta Dilma não vai fazer discurso algum dizendo que recebeu uma herança maldita do presidente Lula porque ela ajudou a construir tudo que nós fizemos até agora – afirmou o presidente, acrescentando que o Brasil “vive seu melhor momento em décadas”.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

NOTA OFICIAL: UNE E UBES DEFENDEM NOVO ENEM OPCIONAL A TODOS OS PREJUDICADOS

Na proposta das entidades, aqueles que fizeram o exame aplicado no último final de semana, terão sua nota garantida. Já os estudantes que se sentirem prejudicados teriam o direito a pedir nova prova

Diante dos fatos ocorridos na aplicação das provas do Enem no último final de semana, as entidades estudantis UNE e UBES voltaram a se manifestar publicamente nesta terça-feira. Leia a íntegra da nota:

COM CRÉDITO DE R$1 BILHÃO, AGRONEGÓCIO SÓ PRODUZIU METADE DO VALOR

(6'05'' / 1,4 Mb) - Ao final de 2010, a safra brasileira de grãos deverá bater o recorde nacional e atingir a marca de 148 milhões de toneladas, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área a ser colhida é de 46,7 milhões de hectares, 1% inferior ao último ano.

O Paraná é um dos responsáveis pelo recorde. Sozinho, o estado responderá por 21,5% da safra 2010. Esses números podem ser explicados pela pesquisa coordenada pela professora Rosemeire Aparecida de Almeida, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Baseada nos censos agropecuários do IBGE de 1995/96 e 2006, ela analisou as transformações territoriais ocorridas nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e chegou a resultados surpreendentes.

BRASÍLIA SEDIA AÇÕES NACIONAIS PREPARATÓRIAS PARA COP16

De 29 de novembro a 10 de dezembro, representantes e chefes de Estado de várias partes do mundo se encontrão em Cancún, no México, para a 16ª Conferência das Partes (COP16) da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática. Enquanto a data da Conferência não chega, movimentos sociais e organizações públicas realizam debates e ações preparatórias.

BANCADA DO PT DEFENDE CONSENSO PARA ESCOLHA DO NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA

A bancada do Partido dos Trabalhadores vai iniciar na próxima semana o processo de discussão sobre a Presidência da Câmara para a próxima legislatura.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), com a presença do presidente do PT, José Eduardo Dutra, e do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, ficou definido que não haverá disputa interna para a escolha do nome do PT para a disputa do cargo.

"Vamos iniciar um processo de discussão para apresentarmos, no momento adequado, apenas um nome do PT para o cargo", afirmou o líder da bancada, deputado Fernando Ferro (PE).

DILMA NÃO VAI MANDAR PROPOSTA DE CPMF AO CONGRESSO, DIZ MINISTRO

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sinalizou hoje, durante o programa de rádio Bom Dia Ministro, que a possibilidade de recriar a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) deve sair da pauta das discussões. "A (presidente eleita) Dilma (Rousseff, do PT) já disse que não vai mandar proposta para o Congresso e se ninguém falar mais nesse assunto, acho que acabou o assunto", afirmou. Ele disse que o governo prevê criar impostos.

Bernardo salientou que, durante o governo Luiz Inácio Lula da Silva, a arrecadação cresceu porque economia estava aquecida. "O presidente Lula não criou impostos. Perdemos a CPMF, inclusive, cerca de R$ 40 bilhões anuais, e procuramos fazer adequações ao orçamento", argumentou.

NO G20, O BRASIL BUSCA DIALOGAR ENFRENTANDO PROTECIONISMO

Enfrentamento e diálogo. A julgar pelas declarações feitas pela presidente eleita Dilma Rousseff e pelo presidente Lula, este deve ser o tom da linha a adotada pelo Brasil na cúpula do G20, que começou nesta quinta-feira (11) em Seul, na Coreia do Sul. “A política do dólar fraco faz com que o ajuste americano fique na conta das outras economias”, criticou Dilma. Lula, por sua vez, declarou que "dialogar é melhor que brigar".

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

AÉCIO NEGA POSTULAR SER PRESIDENTE DO SENADO

Sob o argumento de que sempre respeitou a proporcionalidade na distribuição do poder no Parlamento, o senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG) disse ao jornal O Estado de S. Paulo que em momento algum articulou com os partidos aliados e até mesmo da base governista o apoio à sua candidatura à presidência do Congresso.

No sábado, o jornal revelou que foi deflagrada uma ampla articulação política para que Aécio conquiste o comando do Senado, em operação bancada por PSDB e DEM, com o apoio informal de setores do PSB e do PP. A articulação contaria com a possível adesão de PDT e PC do B, que ajudaram a eleger Dilma Rousseff (PT) presidente. Em troca, o senador apoiaria esses parceiros na briga pelo controle da Câmara.

PRONUNCIAMENTO DO PRESIDENTE

ACUSADO DE TORTURAR DILMA DÁ ENTREVISTA: "ERA COISA COMUM"

Em entrevista ao jornal A Tribuna de Santos o tenente-coronel reformado Maurício Lopes Lima nega que a tenha torturado, mas a própria história que conta o incrimina.
Um apartamento no Bairro das Astúrias, em Guarujá, é a residência de um militar da reserva acusado pela presidente eleita da República, Dilma Rousseff, de ter presenciado sua torturada em 1970. Segundo ela, em depoimento à Justiça Militar, o oficial também chefiou dois outros militares que compareceram ao presídio Tiradentes e a ameaçaram.

Na ocasião, ela perguntou se eles estavam autorizados pelo Poder Judiciário. E recebeu a seguinte resposta: "Você vai ver o que é o juiz lá na Operação Bandeirante" (um dos centros de tortura da ditadura militar).

LULA: ELEIÇÃO DE DILMA REFLETE O ALCANCE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS

Na primeira edição do programa de rádio Café com o Presidente após as eleições, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a eleição de Dilma Rousseff representa o desejo de continuidade e reflete o alcance das políticas sociais e econômicas de seu governo.

“No nosso governo não teve nenhum segmento da sociedade que não ganhou. Os empresários ganharam, os trabalhadores ganharam, os mais pobres ganharam, os trabalhadores rurais ganharam. E eu acho que a sociedade inteira ganhou”, disse Lula, que classificou a eleição de Dilma como “uma vitória do bom senso”.

Lula disse que o clima de confronto com a oposição, acirrado durante o período eleitoral, tem que ser deixado para trás. “Não é que as pessoas que fizeram oposição durante a campanha deixem de ser oposição, pelo contrário, a oposição faz parte da consolidação do processo democrático. O que é importante é que a oposição seja feita de forma civilizada, de forma a fazer uma política madura.”

O Café com o Presidente havia sido suspenso durante a campanha pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pedido da coligação liderada pelo PSDB.

DILMA, DE FRENTE COM O DESAFIO DE MANTER O CRESCIMENTO

Eleita com 56% dos votos válidos, a futura presidenta brasileira Dilma Rousseff enfrentará, a partir de janeiro do ano que vem, o desafio de manter o crescimento econômico em meio à resolução de problemas estruturais e sociais recorrentes. A marca da ex-guerrilheira, na opinião do presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), Marcio Pochmann, é a social-desenvolvimentista.

– (Tal marca) é algo identificado a partir da própria concepção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – lembra.

De acordo o economista, o PAC sempre esteve atrelado, não por acaso, à figura de Dilma; e foi concebido para impulsionar “o crescimento econômico com o compromisso da superação da miséria”.

domingo, 7 de novembro de 2010

ALIANÇA DA DIREITA SE DESMANCHA E DEM PROCURA CANDIDATO PARA 2014

A aliança de direita que perdeu as eleições no país começa a se desmanchar. A série de atritos entre os partidos conservadores que apoiavam a candidatura de José Serra (PSDB-SP) teve seu clímax com a escolha do deputado Índio da Costa (DEM-RJ), sob os protestos de tucanos até do Rio de Janeiro, domicílio eleitoral do concorrente derrotado à Vice-Presidência da República. Serra demorou meses até se decidir por honrar o acordo com a leganda de extrema-direita, que ameaçava, em plena campanha eleitoral, abandonar a coligação do “Brasil pode mais”.

DENÚNCIA - ELEIÇÕES E PRECONCEITO AOS NORDESTINOS

SPM *

Adital -
Neste período eleitoral, onde a internet se mostrou um campo de batalha, sobretudo com a investida dos conservadores, mais uma vez, criminosamente, emergiu o preconceito aos nordestinos. Infelizmente muita gente, com mentalidade elitista, sem crítica social, estimulou o ódio, o separatismo e mesmo o racismo. As falas pelo twitter, blogs, chats, mostraram não apenas ignorância, mas preconceito e violência. O alerta foi repassado à sede do SPM por um de seus integrantes Pe. Valdiran dos Santos.

BRASIL É O PAÍS QUE MAIS AVANÇOU NO IDH, DIZ ESTUDA DA ONU

O Brasil foi o país que mais avançou no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) preparado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD). Foram quatro pontos a mais em comparação a 2009. Um desempenho significativo, sobretudo diante do cenário de estagnação econômica na esteira da crise mundial inciada em 2008.

Dos 169 países analisados, 116 mantiveram a posição apresentada em 2009 e 27 tiveram desempenho pior. Além do Brasil, somente outros 25 conseguiram melhorar a classificação, de acordo com o relatório, que foi divulgado nesta quinta-feira (4).

SERRA VIVE DIA DE CHÁVEZ E OUVE "POR QUE NÃO TE CALAS?"

São Paulo – O candidato derrotado à Presidência da República, José Serra (PSDB), viveu um dia de Hugo Chávez em visita à Europa. Ao discursar no encerramento do XI Fórum de Biarritz, na França, o ex-governador ouviu um “Por que não te calas?” vindo da plateia.

De acordo com o Jornal do Brasil, a manifestação partiu de um integrante da Fundação Zapata, do México, quando o tucano criticava a política externa governo Lula, acusado de fazer um “populismo” de direita. A cena lembrou o ocorrido em 2008 durante encontro no Chile. Na ocasião, quando o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, criticava a Espanha, o rei deste país, Juan Carlos, levantou-se e gritou “Por que no te callas?”, frase que ficou mundialmente famosa.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LULA ASSINA DECRETO QUE REGULAMENTE EDUCAÇÃO NA ZONA RURAL

Da Assessoria do Ministério da Educação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assina nesta quinta-feira, 4, decreto que trata da política de educação no campo e regulamenta o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Segundo o decreto, a educação no campo compreende da creche à graduação e a oferta é de responsabilidade compartilhada da União, estados e municípios.

A população que reside no campo, objeto do decreto, compreende agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, trabalhadores rurais assalariados, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, caboclos. A esses cidadãos, a escola deve atender respeitando uma série de princípios, entre os quais se destaca o respeito à diversidade, nos aspectos sociais, culturais, ambientais, políticos, econômicos, de gênero, raça e etnia.

ALIADOS DA CAMPANHA DE DILMA JÁ ARTICULAM APOIO À AÉCIO PARA PRESIDÊNCIA DO SENADO

O nome do tucano Aécio Neves (PSDB), eleito senador por Minas Gerais, foi mencionado pelo governador reeleito do Ceará, Cid Gomes (PSB), para ocupar a presidência do Senado. Cid Gomes defendeu que a presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), acerte um pacto entre os partidos da base aliada para apoiar o tucano.

– A Dilma precisa fazer um gesto, estender a mão à oposição. Isso poderia ser o Aécio na Presidência do Senado. Quem encarna o PSDB mais radical, pelo histórico da polarização, é o (candidato derrotado José) Serra. O Aécio é uma pessoa de diálogo. Com isso ela teria um pacto pela governabilidade – afirmou Cid Gomes.

REVOADA DOS DOADORES NA CAMPANHA TUCANA AUMENTA SOB A AÇÃO DA PF

A derrota nas eleições presidenciais, por uma diferença de mais de 10 milhões de votos, para a petista Dilma Rousseff, causou mais estragos aos cofres do PSDB do que imaginavam os tucanos mais emplumados. Fechadas as urnas, faltam ainda cerca de R$ 10 milhões para que as contas do partido atinjam o ponto de equilíbrio, segundo o comitê financeiro do candidato José Serra. O déficit foi ampliado por uma revoada de doadores, ainda nas horas que antecederam a consolidação da vitória da aliança de centro-esquerda que governa o país até 2014. Uma série de investigações da Polícia Federal sobre a transferência de recursos públicos para as campanhas eleitorais deste ano acelerou o processo.

GRANDEZA DE ÂNIMO

A hora é de magnanimidade. O momento é de respeitar, relevar e perdoar. Todos convidados para a grandeza de ânimo.

Publicados os resultados das eleições, urge festejar a democracia. Por mais frágil que tenha se mostrado durante a campanha, ela acabou se fortalecendo com esta eleição.
Podemos fortificá-la mais ainda, se soubermos levar adiante as muitas lições que esta campanha nos deixa.

Quem dá o exemplo é Dilma Rousseff, a candidata eleita presidente do Brasil. Em seu discurso de domingo à noite, logo após a publicação dos resultados, disse textualmente: "Dirijo-me também aos partidos de oposição e aos setores da sociedade que não estiveram conosco nesta caminhada. Estendo minha mão a eles".

FORBES ESCOLHE DILMA COMO 16ª PESSOA MAIS PODEROSA DO MUNDO

A presidenta eleita do Brasil Dilma Rousseff foi eleita a 16ª pessoa mais poderosa do mundo pela revista "Forbes". Dilma ficou à frente do presidente da França, Nicolas Sarkozy, e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton. O outro brasileiro da lista é o empresário Eike Batista, que ficou na 58ª posição.

A revista disse usar quatro critérios para definir a lista dos mais poderosos: se eles influenciam um grande número de pessoas; se possuem "riqueza significativa" em comparação a seus colegas; se são poderosos em "mais de uma esfera"; e se exercem o poder ativamente.

OAB-PE VAI À JUSTIÇA CONTRA OFENSAS A NORDESTINOS NO TWITTER

A seção Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entrar com uma representação criminal na Justiça de São Paulo contra a onda de ataques aos nordestinos divulgada por meio do Twitter após a eleição de Dilma Rousseff.

No domingo à noite — logo após o anúncio da vitória de Dilma, sobre o candidato demo-tucano, José Serra — usuários da rede de microblogs começaram a postar mensagens ofensivas aos nordestinos, relacionando o resultado à boa votação de Dilma no Nordeste.

A representação da OAB-PE é contra a estudante de Direito Mayara Petruso, de São Paulo, uma das responsáveis pelo início dos ataques.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

APÓS A DERROTA, ANALISTA VÊ PSDB CAMINHAR À DIREITA

Para especialista, Aécio não tem espaço para ser líder no PSDB e Serra terá um caminho difícil porque cargos seriam humilhantes

Por: Suzana Vier, Rede Brasil Atual

São Paulo - O PSDB deve assumir-se como partido de direita depois de perder a corrida presidencial com o ex-governador de Sâo Paulo, José Serra, segundo o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Roberto Veras, em entrevista à Rede Brasil Atual. Para ele, Aécio Neves terá de enfrentar os tucanos paulistas e é possível até que ele deixe o partido. Serra tem poucas chances dentro do PSDB de São Paulo, diante das pretensões de Geraldo Alckmin, governador eleito dos paulistas.

CREDIBILIDADE EM QUESTÃO: O PODER DE PERSUASÃO DA MÍDIA

Por Washington Araújo

Assim como sabemos que após uma chuva a cidade fica molhada, sabemos também que é imenso o poder de persuasão que os meios de comunicação têm atualmente junto à sociedade: as manchetes dos jornais, as chamadas na TV, as notícias instantâneas na internet, os comentários nas emissoras de rádio, todos esses "suportes" do campo midiático ganham imediata repercussão, espraiando-se pela sociedade com velocidade alucinante.

Ainda que em alguns casos não seja algo feito de caso pensado, é fato que a utilização de manchetes de jornais e capas de revistas em programas eleitorais dos candidatos à presidência da República tornou-se mais que corriqueiro no presente pleito de 2010. O candidato José Serra foi brindado com dezenas de manchetes, capas e ilustrações constantes de veículos da mídia impressa, com direito a que locutores leiam os textos e adicionem observações de condenação a quem já é contumaz condenado pelo jornalismo de nossas revistas e jornais de maior circulação.

ESTRANGEIROS COMPRAM 22 CAMPOS DE FUTEBOL POR HORA

Da Folha de S. Paulo

Empresas e pessoas de outros países compram o equivalente a 22 campos de futebol em terras no Brasil a cada uma hora. Em dois anos e meio, os estrangeiros adquiriram 1.152 imóveis, num total de 515,1 mil hectares.

A Folha comparou registros mais recentes feitos entre novembro de 2007 e maio de 2010 pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que leva em conta as aquisições de pessoas e empresas de outros países.

DILMA É A 1º MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

OUÇA AQUI


Depois da vitória de Dilma, movimentos sociais levantam suas bandeiras

(6'40'' / 1,5 Mb) - Qual deve ser a postura do movimento popular e sindical, e quais as bandeiras centrais no governo Dilma, recém-eleita presidente do país? A ofensiva conservadora que marcou as eleições de 2010, as reivindicações da classe não cumpridas durante o governo Lula e a base econômica deixada pelo atual governo são alguns dos pontos de partida para as lutas dos movimentos sociais, de acordo com as reflexões de suas lideranças.

Para o integrante da coordenação nacional do MST, Gilmar Mauro, o resultado eleitoral não quer dizer apenas uma derrota de José Serra (PSDB), mas da grande mídia como um todo. Mauro avisa que os movimentos sociais terão uma relação de autonomia com o próximo governo, com quem as organizações devem confrontar suas reivindicações. A reforma agrária, por exemplo, não foi pautada na campanha eleitoral deste ano e deve voltar à agenda.

NA BULGÁRIA, VITÓRIA DE DILMA GANHA DESTAQUE POR CAUSA DA ORIGEM DA PRESIDENTE ELEITA

Na página na internet, foram publicadas várias reportagens sobre a ex-ministra %u2013 desde a vitória até a biografia, além de uma matéria sobre os parentes da presidente eleita que vivem na Bulgária

O principal site de notícias da Bulgária, o Novonite, em inglês, informou a vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, destacando sua origem búlgara. Filha do búlgaro Petar Rousseff, Dilma foi alvo das atenções no país de origem de seu pai durante toda a campanha eleitoral. Fotos da ex-ministra criança, jovem e adulta ilustraram as principais reportagens sobre a trajetória política de Dilma.

CEARÁ É O SEGUNDO ESTADO DO NORDESTE COM MAIOR VOTAÇÃO DE DILMA

Em todo o país, o Ceará é o 3º estado onde a nova presidente teve mais votos. Só perde para Amazonas e Maranhão, respectivamente.

Finalizada a totalização dos votos deste segundo turno, os números confirmam a eleição de Dilma Rousseff (PT), a primeira mulher eleita Presidente do Brasil. A candidata teve 56,05% dos votos em todo o país. No Ceará, Dilma alcançou mais de três milhões e duzentos e oitenta e oito mil votos e venceu em 183 dos 184 municípios cearenses. Em percentual, a votação no estado chegou aos 77,35% dos votos válidos no segundo turno, superando os 66,3% dos votos recebidos no primeiro turno. No estado, José Serra teve 22,65%, menos até que o número da abstenção (23,11%).

DISCURSO DE SERRA ALIOU DESELEGÂNCIA A RESSENTIMENTO

O discurso do candidato derrotado no domingo inovou: tardou para reconhecer a vitória de Dilma Rousseff e foi, numa hora imprópria, um canto de guerra contra a nova presidenta

Por José Carlos Ruy

Deselegância e ressentimento – estas foram as marcas da reação tucana à derrota eleitoral do dia de ontem, 31 de outubro. O grande cardeal peessedebista Fernando Henrique Cardoso respondeu aos acenos conciliatórios da nova presidenta Dilma Rousseff dizendo que as “pontes foram queimadas” entre seu partido e o PT. E foi petulante quando, referindo-se aos oito anos do governo Lula reclamou por não ter sido consultado sobre questões nacionais, numa clara demonstração da pretensão descabida que manteve de monitorar seu sucessor e influir em seu governo!

Perfil

Minha foto
Coreaú, Ceará, Brazil

Visualizações de página